Logo CNA

Ex-alunos do SENAR expõem produtos na SuperMinas Food Show 2016m
Superminas 0 037856002015150610651

No estande do Sistema estão expositores de quatro das cinco regiões cafeeiras de Minas Gerais

20 de outubro 2016
Por Senar

A SuperMinas Food Show 2016, feira de negócios dedicada a supermercadistas e panificadores e uma das maiores do segmento, foi aberta no Expominas, em Belo Horizonte. O Sistema FAEMG está presente na feira. Doze ex-alunos do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Minas Gerais (SENAR/MG) estão expondo seus produtos e têm expectativa de negociá-los para supermercados e padarias. Antônio do Carmo Neves, superintendente do SENAR e elogiou a oportunidade dos alunos em terem a oportunidade de mostrar a qualidade de seus produtos para um grande e selecionado público.

Os ex-alunos das capacitações levaram doces, licores, cachaças, queijos, conservas e cafés especiais. Maria Lúcia Duarte de Oliveira e o marido, Adão Duarte de Oliveira, estão participando pela primeira vez, com cachaça (orgânica), licores, queijos, doces e conservas, tudo sob o rótulo Flor das Gerais. Filha de quitandeira, Maria já fez diversos cursos do SENAR, e hoje a Fazenda Mourões da Porteira, em Felixlândia, cede espaço para outros treinamentos.

Maria Lúcia e Adão Duarte de Oliveira

Ela conta que o marido foi quem começou o negócio com a fabricação de cachaça, mas logo ela se juntou a ele fabricando doces com as frutas e o leite que estavam sobrando na propriedade. “Temos que agradecer muito essas oportunidades do SENAR”, elogiou, animada com as possibilidades de contatos na feira.

Lara Dias

Alguns dos oito egressos da edição de 2015 da feira retornaram à SuperMinas, mas desta vez para participarem das rodadas de negócios - reuniões onde o produtor tem oportunidade de apresentar seu produto e até fechar uma venda. Lara Dias, do Laticínio Sabores da Ovelha, era uma dessas pessoas. No estande onde exibia seus iogurtes e queijos a base de leite de ovelha, ela contava que tinha duas reuniões agendadas, mas suas expectativas estavam mais em aprender: “estar em um evento deste tamanho ainda é algo novo”, pondera.

Cafés especiais

Em 2015, o presidente do SISTEMA FAEMG, Roberto Simões, assinou termo de cooperação com a Associação Mineira de Supermercados (AMIS) e com o Sindicato e Associação Mineira da Indústria da Panificação (Amipão) para implementar ações de promoção da visibilidade e incentivo ao consumo dos cafés especiais junto ao trade mercadista e panificador. O acordo foi oficializado durante a solenidade de abertura do evento, também realizado no Expominas.

Carmem Gotelip (à esquerda) e o marido Guilherme Gotelip

No estande do Sistema estão expositores de quatro das cinco regiões cafeeiras de Minas, todos ex-alunos do SENAR. O casal Guilherme Gotelip e Carmem Gotelip levou o café Gourmet da Serra para participar da feira, onde estavam pela primeira vez. A Fazenda Serra, em Araxá, onde é produzido, existe há 18 anos, e há 12 o casal exporta o produto para a Itália. Guilherme e Carmem ainda não têm ponto de venda em Belo Horizonte, apenas clientes por encomenda, mas estão animados: “temos muito orgulho do nosso trabalho e do nosso café e esperamos fazer muitos contatos”.

Melhorias para o setor

A feira realizada pela AMIS e Amipão completa 30 anos nesta edição. Durante a solenidade de abertura, da qual participaram o governador do Estado, Fernando Pimentel, várias autoridades, representantes do setor e parlamentares, o presidente da AMIS, Alexandre Poni, cobrou do governo melhorias na política tributária para o setor.

O tema deste ano da feira é “Desafios e Oportunidades”, cujo propósito é orientar e incentivar os setores na busca de oportunidades frente ao atual cenário econômico e político. A agricultura familiar foi lembrada em várias falas dos componentes da mesa, quando foi pedido mais incentivo e apoio para os produtores. Fernando Pimentel também abordou o assunto, quando exaltou a produção dos pequenos produtores rurais.

Segundo a organização da SuperMinas, são esperados 53 mil visitantes nos três dias de evento e a expectativa é de R$ 1,4 bilhão em volume de negócios diretos e indiretos. São mais de 400 expositores dos segmentos de alimentos, bebidas, limpeza, tecnologia, máquinas e equipamentos ocupando os 25 mil m² do Expominas. A feira termina nesta quinta-feira (20).

Assessoria de Comunicação do Sistema FAEMG/SENAR-MG
www.sistemafaemg.org.br