Logo CNA

Mato Grosso

Estudantes comemoram Dia das Crianças conhecendo vivência do campo
10 11 out filhos no campo lrv 14

Cerca de 50 estudantes de Lucas do Rio Verde visitaram uma propriedade rural e o CT de Sorriso

13 de outubro 2022

Por: Assessoria de Imprensa/Senar-MT

Fonte: Assessoria de Imprensa/Senar-MT

Viajar para a fazenda. Foi assim que alunos da Escola Municipal Cora Coralina de Lucas do Rio Verde definiram a participação no Programa Filhos no Campo, na terça-feira, 11 de outubro, que possibilitou um passeio de 40 km de distância para a cidade vizinha, Sorriso.

Na véspera do Dia das Crianças, o evento foi uma forma diferente de comemorar a data. Cerca de 50 estudantes do 5°ano visitaram uma propriedade rural e conheceram o Centro de Treinamento do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) em Sorriso.

0

Alunos se entusiasmaram vendo caprinos

Eles tiveram a oportunidade de conhecer as instalações de uma Granja com 9 mil suínos e de uma propriedade pecuária com 400 cabeças de gado. Além disso, também viram cavalos, caprinos e aves.

Proprietária dos empreendimentos rurais, Maria Pontes, fez questão de acompanhar o grupo e apresentar cada cadeia produtiva desenvolvida na propriedade, que também contava com aves e caprinos.

“Muitas vezes quem está na cidade, não tem noção de como funciona o campo. Por isso, é muito gratificante apresentar para pessoas tão jovens essa nossa bela rotina do campo, ainda mais na véspera de uma data tão especial como o Dia das Crianças”.

Aos 10 anos, essa foi a primeira vez que o estudante Samuel Yago viu a olho nu, animais da zona rural. “Gostei muito do cavalo, do porco e do cabrito. Achei eles muito bonitos de se ver pessoalmente”.

0

Produtora apresentou biodigestor aos alunos

Segundo a zootecnista e instrutora credenciada ao Senar-MT, Anna Luz Malhado, o objetivo é plantar uma semente nas crianças para que elas valorizem o Agro. “Me sinto como se voltasse no tempo, nos primeiros anos de faculdade, quando tudo ainda era novo pra mim. É uma memória boa e pode ser uma sementinha para que essas crianças no futuro, quem sabe, também sigam carreira no agro”.

Para a professora Ligia Mara, um dos maiores aprendizados será o cuidado com o meio ambiente. “Vimos o aproveitamento de dejetos de suínos em um biodigestor. Bioenergia e sustentabilidade são assuntos que estamos trabalhando no 5° ano. Com certeza, essa prática ajudará muito em sala de aula”.

0

Simulador de pulverizador chamou a atenção da criançada

Polo Tecnológico – Ao longo da jornada, os alunos ainda tiveram a oportunidade de conhecer o Polo Tecnológico do Senar-MT e IMAmt em Sorriso. A unidade, acostumada a receber oito treinamentos diariamente, foi organizada para que as crianças pudessem aproveitar o espaço com toda a segurança possível.

“Nos preparamos para que durante a visita dos alunos, o Polo estivesse sem turmas em andamento. Tudo para que não houvesse movimentação de máquinas e que o nosso pessoal estivesse 100% disponível para atendê-los”, destacou o supervisor do CT, Fábio Pires.

0

Pivô Central no CT Sorriso

Na instalação, os estudantes divididos em duas turmas conheceram o funcionamento de um pivô central, foram acompanhados de um profissional para conhecerem as cabines de tratores e pulverizadores, e simularam a operação de uma máquina agrícola, em um simulador de pulverização disponível no CT.

A aprovação foi unânime. “Gostei tanto que queria morar aqui, mas não pode né”, afirmou Levi Gustavo, 11 anos. “Gostei muito de saber como dirige um trator, nunca tinha subido em um”, destacou Letícia Félix.

0

Eles conheceram as cabines das máquinas, acompanhados por profissionais.

PROGRAMA – O Filhos no Campo é uma iniciativa do Senar-MT e dos Sindicatos Rurais e visa apresentar às crianças a rotina da zona rural. Essa foi a segunda vez que uma turma de alunos de Lucas do Rio Verde conhece o CT de Sorriso.

De acordo com o mobilizador do Sindicato Rural, Gerson Junior, a atividade somente foi possível graças às parceiras. “Tivemos muito apoio de todos os envolvidos: Senar-MT e Secretaria Municipal de Educação. Ficamos muito satisfeitos de concluir mais um evento que resultou em tanto aprendizado para essas crianças”, destacou.

Selo

Matérias Relacionadas