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Senar destaca avanços da Assistência Técnica e Gerencial em Mato Grosso
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ATeG atingiu um total de 51.435 visitas em 4.480 propriedades ativas distribuídas por diversas regiões do estado ao longo de 2023

31 de janeiro 2024

Por: Cristina Cavaleiro

Fonte: Assessoria de Comunicação Senar-MT

A Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) registrou um total de 51.435 visitas em 4.480 propriedades ativas distribuídas por diversas regiões do estado ao longo do ano de 2023. O objetivo do programa é implementar técnicas que influenciem positivamente tanto o sistema produtivo quanto o gerencial das propriedades rurais, visando assim impulsionar a lucratividade no setor.

Em 2023, o Senar-MT atendeu 1.384 propriedades ligadas às atividades na cadeia de Bovinocultura de leite; 914 na Bovinocultura de Corte; Olericultura 896; Fruticultura 383; Piscicultura 367; Apicultura 301; Cafeicultura 117; Cacauicultura 29; Ovinocultura 28; Agroindústria 24; Floricultura 22; Avicultura Básica 14.

Segundo o gerente da ATeG, Bruno de Faria, a Assistência Técnica e Gerencial conta hoje com 204 técnicos prestadores de serviço. Somente no ano passado atendeu mais de 500 mil hectares de áreas em Mato Grosso, entre pequenos, médios e grandes produtores: “Estamos intensificando cada dia nossas ações, o que motiva a procura pelo programa, principalmente pelos bons resultados de todos os assistidos. Nas ações da ATeG também foi destacado a capacitação metodológica, realizada com todos os técnicos nas regionais, e nesse momento, foi de grande importância para que eles tivessem o conhecimento dos novos alinhamentos da assistência técnica vinda da atual gestão”, disse Bruno.

O presidente da Federação da Agricultura e Pecuária (Famato), Vilmondes Tomain, destacou a importância de qualificar os profissionais que levarão os serviços por meio do programa da ATeG do Senar-MT. Essas capacitações atraem pessoas de dentro e fora do estado, proporcionando resultados na base, ou seja, no campo, levando qualidade no atendimento aos produtores rurais. Traduzimos isso em capacitação, gerenciamento, educação e formação, sendo uma prioridade para nós”, disse o presidente da Famato, Vilmondes Tomain.

Caso de sucesso

Bovinocultura – Controle do fluxo de caixa e priorização da desmama no prazo correto. Essas foram algumas das melhorias implantadas no Sítio Muto Bertine, em São José dos Quatro Marcos, nos últimos 24 meses. As orientações foram ofertadas pela assistência técnica e gerencial do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) que atende mais de 800 propriedades rurais na cadeia produtiva da bovinocultura de corte, no estado.

Atualmente com cerca de 150 cabeças de gado da fase de cria, os pecuaristas Sônia e Erasmo Bertine vivem exclusivamente da renda do sítio. O casal viu na ATeG a oportunidade de receber a visita periódica de um profissional da área que orienta e esclarece dúvidas sobre a criação dos animais.

Outro exemplo de caso de sucesso é o Sítio Garça Branca, em Indiavaí, do pecuarista Edilson Inácio. Ele precisava solucionar o problema de pastagem degradada em sua propriedade. Com orientações da ATeG do Senar-MT além de conseguir recuperar o pasto, o pecuarista alcançou uma produção de 350 toneladas de alimentação para o gado, que está auxiliando neste período de estiagem.

Piscicultura- Uma parceria entre Sindicato Rural de São Félix do Araguaia, Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) e Laboratório ITOG entregou mais de 15 mil alevinos a piscicultores atendidos pela Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do Senar-MT. As doações foram realizadas no mês de maio a 20 produtores rurais do município e região.

Balanço de capacitações- Em 2023, a Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) no Mato Grosso passou por transformações estratégicas para aprimorar a qualidade dos atendimentos. A equipe realizou um abrangente processo de reestruturação, com treinamentos e aprendizados em viagens a outras unidades.

Destacou-se o primeiro Treinamento Metodológico presencial da ATeG-MT, resultando em alinhamentos cruciais conforme as premissas do Senar Central. Isso impulsionou a primeira Atualização Metodológica para Técnicos de Campo, coordenada pelos Supervisores em todo o estado.

A necessidade de aprimorar o uso da ferramenta oficial da ATeG resultou no primeiro Treinamento de SISATeG presencial no Mato Grosso. Esse processo de mudança levou a uma viagem da equipe técnica à unidade do Senar-GO em busca de referências de boas práticas. Um dos resultados dessa ação foi o Treinamento Metodológico para técnicos e supervisores. No encerramento do ano, a ATeG participou do Treinamento de Multiplicadores da Ferramenta Metodológica em Brasília, formando dois multiplicadores. Adicionalmente, três colaboradores passaram pelo Treinamento de Agentes de Negócios do Senar Central, e foi realizado o Plano de Desenvolvimento Sindical em vários municípios do estado.

Eventos em parceria- A ATeG organizou uma “live” com o (Indea-MT) para orientar produtores de mel a registrarem seus apiários junto ao órgão de vigilância e comunicarem qualquer suspeita de Cria Pútrida Europeia nas colmeias. Realizou as tradicionais Feira das Flores e a Feira Natural do Campo. A Assistência Técnica e Gerencial também participou de eventos em 2023 no estado de Mato Grosso do Sul como a Oficina de Pecuária Sustentável e do Fórum Pontes Pantaneiras: Conectando pessoas, cultura, biodiversidade e sustentabilidade e posterior moção de aplausos pelo trabalho de excelência realizado.

Melhoria nos processos e procedimentos – Em decorrência da aquisição de conhecimento proveniente de treinamentos e viagens, e visando à expansão da Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) por meio de técnicos de campo, supervisores, sindicatos atendidos e, consequentemente, propriedades, foi concebido o Manual dos Agentes Envolvidos em ATeG, Manual do Técnico de Campo, o Manual do Supervisor de Campo e o edital para Técnico e Supervisor de Campo.

Com o intuito de assegurar a implementação das melhores práticas da metodologia da ATeG, a equipe procedeu com a adequação, estabelecendo a relação de 1 supervisor para 15 técnicos de campo. Além disso, foram definidos o período de atendimento da ATeG em 36 meses por propriedade, assim como o número máximo e mínimo de produtores por grupo, conforme a cadeia produtiva e o perfil sugerido para a propriedade. Posteriormente, houve o alinhamento com os sindicatos rurais referente as diretrizes, incluindo seus direitos, deveres e a normativa para o recebimento de repasses.

Já com o propósito de fortalecer a colaboração entre os sindicatos e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) no contexto da ATeG, foi disponibilizada uma página personalizada, dotada de perfil, login e senha exclusivos, visando garantir a segurança e transparência dos dados para cada Sindicato Rural.

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