Logo CNA

Minas Gerais

Encerrando com aulas virtuais ao vivo, programa Aprendizagem Rural segue guiando jovens rumo à carreira profissional

23 de setembro 2020

Por: SENAR MINAS

“Eu era mais imaturo quando entrei, e depois de conviver com tantas pessoas, ter diferentes aprendizados e ampliar minhas habilidades, tenho outra visão para o mercado de trabalho”. A declaração é de Rafael Liberato Medeiros Nunes, de 19 anos, um dos alunos do programa Aprendizagem Rural do Sistema FAEMG/SENAR/INAES. A última edição do curso aconteceu no município de Ituiutaba, em parceria com a BP Bunge Bioenergia.


Encerrando com aulas virtuais ao vivo, programa Aprendizagem Rural segue guiando jovens rumo à carreira profissional - SENAR MINAS
Rafael Liberato Medeiros Nunes

Esta edição do Aprendizagem Rural contou com uma inovação trazida pelas restrições devidas à Covid-19: o último módulo com o tema “O Jovem no Mundo do Trabalho” foi ministrado pela instrutora Ana Carolina Knychala Faria no modelo virtual, com aulas online ao vivo. Ao todo, foram 15 módulos voltados para a cultura da cana-de-açúcar, com 38 participantes, e outros 14 módulos com temas na área de administração de empresas agrossilvipastoris, que contou com 19 participantes. O programa começou em junho do ano passado.

“Foi uma experiência única, pois iniciamos com uma realidade e veio a pandemia, forçando a mudança da programação e adequação às normas do momento. Mas as decisões para continuidade do programa foram acertadas, culminando com o sucesso no encerramento”, comenta a mobilizadora do Sindicato dos Produtores Rurais de Ituiutaba, Marina da Silva Pereira.

O gerente regional do Sistema FAEMG/SENAR/INAES em Uberaba, Caio Oliveira, ressalta que a modalidadevirtual teve uma boa aceitação por parte dos participantes e deve permanecer no planejamento como opção para os próximos programas. “Além de ter sido inovador, foi uma ação de sucesso na medida em que os alunos assimilaram muito bem o conteúdo e tiveram bom nível de aprendizado”, completa Oliveira, lembrando que esta foi a primeira experiência no programa de aulas online ao vivo no Triângulo Mineiro.


Perfil ideal

A coordenadora de Recursos Humanos da empresa em Ituiutaba, Ellen Santos Souza, destaca que o programa proporciona ao jovem o primeiro contato com o ambiente organizacional e, com o conhecimento teórico e a prática do dia a dia, acontece a construção do profissional dentro do perfil que a empresa busca. “O nível de aproveitamento é muito bom. Temos muitos casos de sucesso de jovens que foram efetivados e hoje ocupam um espaço de destaque dentro da empresa. É um benefício para nós e para a comunidade”, revela. A BP Bunge é parceira do programa há três anos.

Dentro do Aprendizagem Rural, os jovens são capacitados para ingressar no mercado de trabalho rural, conforme a Lei da Aprendizagem. A edição em Ituiutaba terminou no dia 11 de setembro.

Avaliações positivas

“Passamos por um processo de adaptação do curso nesta quarentena, mas que foi muito válido. No módulo virtual, a instrutora conseguiu envolver os alunos e aplicar o conhecimento a partir das atividades, sem que ninguém ficasse prejudicado. O curso nos preparou em relação à elaboração de currículos, comunicação, postura corporal, entre outros aspectos, que vou aplicar no mercado de trabalho” - Vinícius Nunes de Lima Gabriel, 23 anos, aluno da turma da cultura de cana-de-açúcar.

“O curso me acrescentou em vários aspectos e vai me ajudar no meu currículo para conseguir um emprego. Aprendi muitas coisas que eu não sabia, como nas áreas de empreendedorismo e marketing. E também está ajudando a minha família, já que estou transmitindo ao meu pai os conhecimentos que adquiri nas aulas de informática. Só tenho a agradecer ao SENAR por proporcionar este aprendizado” - Maria Clara Silva Dantas, 19 anos, aluna da turma de administração.

“Foi desafiador e agregou muito na minha vida profissional, principalmente esta vivência empresarial que tivemos. Mesmo no módulo online, conseguimos participar de forma bem ativa e interativa” - Victória da Silveira Cintra, 21 anos, aluna da turma da cultura de cana-de-açúcar.

Encerrando com aulas virtuais ao vivo, programa Aprendizagem Rural segue guiando jovens rumo à carreira profissional - SENAR MINAS

Negócio próprio

O programa Aprendizagem Rural foi o incentivo para a aluna Danielle Dessoles Sant’ana, de 21 anos, realizar o sonho de abrir o negócio próprio. “Estou aplicando na prática o conhecimento adquirido, especialmente das aulas de empreendedorismo, plano de negócios, gestão financeira, marketing”, explica Danielle, que há três meses tem uma loja online de sapatos e bolsas.

De acordo com ela, o empreendimento vai muito bem e a intenção é continuar de forma paralela à sua futura profissão de engenheira de produção. “O programa me preparou para o mercado de trabalho, ensinando a atuar em equipe, ter dinamismo e flexibilidade, com uma dinâmica que facilitou o aprendizado”, conclui.

Sucesso

“O sucesso do programa em Ituiutaba é com certeza fruto da boa parceria construída entre Sistema FAEMG/SENAR/ INAES, entidade cooperada e BP Bunge, que, juntas, se empenham para que os jovens tenham a melhor experiência possível dentro do curso. O programa é sem dúvidas uma estratégia concreta para que adolescentes e jovens possam se qualificar profissionalmente e ter condições reais de ingresso e permanência no mundo do trabalho, sem deixar de investir na escolarização básica. Eles são literalmente preparados para empreender suas carreiras profissionais. Desde 2015, ofertamos o programa no estado para atender as empresas do agronegócio e, com felicidade, estamos colecionando histórias de superação e sucesso” - Cristiane Trigueiro, analista coordenadora do programa no estado.

“Quando se fala em Aprendizagem Rural e toda a legislação em que ela está inserida, vemos que é um programa que exige muito da empresa demandante e da empresa ofertante - mas que traz muitos benefícios para o aprendiz, e isso nos deixa com o sentimento de missão cumprida. Essas turmas de Ituiutaba ficarão na história, pois esses jovens, além de superarem a pandemia e concluírem o programa, também fizeram parte das primeiras turmas com a nova estratégia de ensino-aprendizagem ofertada pelo Sistema FAEMG/SENAR/ INAES, com aulas virtuais ao vivo. Sucesso a todos os aprendizes!” - Mírian Rocha – c oordenadora pedagógica do Sistema FAEMG/SENAR/ INAES

Matérias Relacionadas