Mato Grosso
Campo Aprendiz oportuniza prática com maquinários agrícolas a jovens de Porto Alegre do Norte
Eles aprenderam a operar e fazer manutenção em colheitadeira de grãos
Por: Nágera Dourado
Fonte: Comunicação/Senar-MT
Neste mês de julho, jovens aprendizes de Porto Alegre do Norte tiveram a oportunidade de operar uma colheitadeira de grãos. O curso de Operação, manutenção e regulagem de colheitadeira de grãos faz parte do cronograma do Programa Campo Aprendiz em Mecanização Agrícola.
Contratada pelo grupo Itaquere, Joécia Lima da Silva, 18, foi uma das participantes. Ela nunca tinha tido contato com maquinário agrícola. “Essa experiência tem sido um grande aprendizado e vai me favorecer bastante no futuro”. Patrícia Pereira acredita que o curso seja uma oportunidade de crescimento na carreira. “É uma área que eu pretendo seguir no mercado de trabalho, por isso, considero todo esse conhecimento como muito importante para a minha formação”, destaca.
O Programa visa capacitar os jovens a realizarem atividades no setor agropecuário e é uma forma de cumprir a Lei de Aprendizagem no campo. Ele é realizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT), em parceria com os Sindicatos Rurais.
De acordo com o instrutor credenciado ao Senar-MT, Nedilson Santos, é uma oportunidade a jovens que nunca tiveram contato com o setor agropecuário a ingressarem na área. “O programa possibilita que eles aprendam ao mesmo tempo em que são remunerados. Dá a base teórica e prática para que eles se tornem bons profissionais do campo”, afirma.
Ainda segundo o profissional, a capacitação contribui para o aumento da mão de obra qualificada. “Essa é uma necessidade do produtor rural e do mercado de trabalho. Fornecer esse conhecimento possibilita aos jovens que ingressem no mercado com um diferencial”.
Requisitos – Para participar, os jovens devem estar na faixa etária de 18 a 24 anos de idade, matriculados e frequentando a escola e, que possuam contrato de trabalho especial de aprendizagem. Os critérios são importantes para garantir que os jovens possam cumprir efetivamente os três pilares do processo de aprendizagem: escola, trabalho e formação profissional.