Logo CNA

Bahia

Em viagem a Bom Jesus da Lapa, presidente do Sistema FAEB visita Distrito Irrigado de Formoso; região lidera produção de banana no Brasil

12 de fevereiro 2020

Fonte: Ascom Sistema FAEB

Formoso 01

Cumprindo agenda para fortalecer parcerias com o setor agropecuário no interior da Bahia, o presidente do Sistema FAEB/SENAR, Humberto Miranda, visitou hoje à tarde o Distrito de Irrigação de Formoso (DIF), que fica em Bom Jesus da Lapa, e ficou impressionado com o que conheceu na região. “É um trabalho que merece ser compartilhado em todo o Brasil. A organização dos produtores rurais daqui, de forma eficiente e sustentável, gera resultados extremamente animadores com impacto direto na economia da região e, consequentemente, do estado também. A dimensão de todo o trabalho de irrigação é de impressionar. São cerca de dez mil empregos gerados diretamente, sem contar com a mão de obra indireta”, ressaltou Miranda.

O Perímetro Irrigado de Formoso, implantado pela Codevasf possui uma área de produção de aproximadamente 12.100 hectares, sendo o líder em produção de banana do País. Entre empregos diretos e indiretos, quase 25 mil pessoas são beneficiadas. No total, são 950 famílias de pequenos irrigantes que ocupam lotes com até 10 hectares e cerca de 150 produtores com áreas superiores a 11 hectares. O resultado disso é uma produção aproximada de quase 200 mil toneladas de frutas por anualmente, movimentando mais de R$ 216 milhões/ano (apenas a produção de banana). As outras culturas existentes na região (mamão, manga, limão taiti e tangerina ponkan) movimentam mais de R$ 12 milhões/ano.

Formoso 02

“Apesar de todos esses números, os produtores aqui ainda enfrentam problemas, principalmente de estrutura, como energia elétrica e estradas, além da necessidade da assistência técnica e gerencial, para potencializar ainda mais os resultados. Aí entra no Sistema FAEB/SENAR. Viemos aqui conhecer de perto essas demandas para buscar soluções para esses entraves, através de políticas públicas com intermediação da Federação da Agricultura e Pecuária da Bahia, e a Ateg através do Senar Bahia, que tem longa expertise nessa atuação”, afirmou Humberto Miranda.

O presidente do Conselho do Distrito, Antônio Márcio, ressaltou que essas ações são fundamentais para resultados ainda melhores na região, principalmente para um maior sucesso ainda da bananicultura irrigada. “O Perímetro contribui de forma significativa com o desenvolvimento da região Oeste do estado, por isso solicitamos o apoio do Sistema FAEB”, concluiu.

Formoso 03

O presidente do Sistema FAEB conheceu a estrutura do DIF acompanhado por uma comitiva formada por diretores da Federação da Agricultura e produtores rurais, além dos integrantes do Conselho Administrativo do Distrito. Mais cedo, ele já tinha participado de uma reunião na Associação da Banana da Bahia. Na ocasião, também foi formalizada a entrega da documentação para a fundação do Sindicato dos Produtores Rurais de Bom Jesus da Lapa.

07

Participaram das atividades de hoje, Ervino Kogler, presidente da Associação da Banana e também do recém-criado Sindicato; Nelson Estevão, vice-presidente do Sindicato do município; Antônio Márcio, presidente do Conselho Administrativo de Irrigação de Formoso; Ady Santos, presidente da Associação Frutos Oeste Bahia; Rui Dias, vice-presidente de Desenvolvimento Agropecuário da FAEB; Edson Moniz, 2º vice-presidente Administrativo Financeiro da Federação; o superintendente regional da Codevasf, Harley Nascimento; além de outras lideranças do agro e produtores da região.

Áreas de atuação