Logo CNA

Santa Catarina

Dia de Campo no Vale do Itajaí demonstra estratégias para aumentar a produtividade na pecuária de leite
CNA IMAGEM PRINCIPAL6

O evento foi realizado por meio do Sindicato Rural de Ituporanga.  

24 de agosto 2022

Por: MB COMUNICAÇÃO

Fonte: MB COMUNICAÇÃO

Transmitir conhecimentos sobre correção e manejo de solo e de pastagem com a altura de entrada e saída dos bovinos de leite para mostrar como esse conjunto de ações ajudar a aumentar a produtividade e a rentabilidade, usando a mesma área de maneira eficiente. Com esse foco, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), promoveu na última semana, o Dia de Campo em Agrolândia, no vale do Itajaí. O evento foi realizado por meio do Sindicato Rural de Ituporanga.

As atividades ocorreram na propriedade de Aureo Gross – produtor da ATeG desde 2018. As atividades foram conduzidas pelo supervisor técnico Gerson Cunha (engenheiro agrônomo) e pelo técnico de campo Lucas José Oberosler (zootecnista). O supervisor regional Darci Aloisio Wollmann que acompanha as ações da ATeG esteve presente e destacou a importância de uma boa gestão para o desenvolvimento dos negócios rurais. O presidente do Sindicato de Ituporanga Arni Mohr também reforçou o quanto o programa tem trazido resultados significativos aos produtores.

Ao todo participaram do evento 45 pessoas, entre eles, seis técnicos de campo do Vale do Itajaí. Segundo os organizadores do Dia de Campo, o encontro teve ótima adesão pelos produtores. Os assuntos abordados foram pertinentes e as ações vivenciadas, na prática, auxiliarão nas tomadas de decisões para melhorar a qualidade de solo e da pastagem com o manejo adequado para cada cultivar. Isso, consequentemente, renderá maior produtividade. O objetivo das atividades práticas foi atingido com redução de custo e aumento de renda na propriedade rural.

Para os técnicos e supervisor técnico, a troca de informações e conhecimento com os produtores trazem a certeza de que o trabalho segue no caminho certo. A iniciativa oportuniza ajustes na tomada de decisões para levar aos produtores as melhores alternativas em busca de melhor qualidade de vida e renda no meio rural.

PROGRAMA ATEG PECUÁRIA DE LEITE

O Programa de Assistência Técnica e Gerencial visa oferecer ao produtor rural um modelo de adequação tecnológica associada à consultoria gerencial, que priorize a gestão da atividade de forma eficiente e, com isso, permita alcançar mudanças efetivas no ambiente das empresas rurais. As oficinas técnicas e os Dias de Campo têm por objetivo trazer informações complementares e trocas de experiências com a finalidade de oferecer acesso a informações práticas e objetivas sobre cada área de atuação.

O presidente do Sistema Faesc/Senar-SC, José Zeferino Pedrozo , ressalta que desde que foi criado em 2016, o programa ATeG na área de pecuária de leite atendeu mais de 5200 produtores em 209 municípios catarinenses. Atualmente, a iniciativa contabiliza 72 grupos com 2.050 produtores no Estado. “A ATeG vem sendo essencial para fortalecer o empreendedorismo no campo, gerando mais produtividade e rentabilidade para as famílias”.

Para o superintendente do Senar/SC, Gilmar Antônio Zanluchi , os significativos resultados são realidade porque há um trabalho feito com comprometimento e dedicação por todas as equipes e parceiros envolvidos nos programa. “Cada vez que visitamos uma propriedade ficamos orgulhosos por ver de perto que o produtor realmente coloca em prática as técnicas de gestão, genética, manejo, entre outras melhorias oportunizadas pela ATeG”.

A coordenadora da ATeG SC Paula Coimbra Nunes observa que, com a ATeG, o produtor explora novas ferramentas que potencializam o crescimento de seus negócios. “São dois anos de acompanhamento para aprimorar as técnicas e o gerenciamento, tornando a produção mais eficiente e lucrativa. As atividades são realizadas com grupos de 25 a 30 produtores organizados de acordo com a produtiva. Quem tiver interesse em participar pode entrar em contato com o Sindicato Rural de sua região”, finaliza.

Matérias Relacionadas