Logo CNA

Mato Grosso

Dia de Campo aborda sistema silvipastoril em solos arenosos em Rondonópolis
Eucalipto Sistema Agroflorstais Rafael Manzutti 2 scaled

Neste sábado (26.11), a Embrapa Agrossilvipastoril, em parceria com o Senar-MT, realiza o 1º Dia de Campo da integração pecuária-floresta em solos arenosos

25 de novembro 2022

Por: Assessoria de Imprensa/Senar-MT com Assessoria Embrapa Agrossilvipastoril

Fonte: Assessoria de Imprensa/Senar-MT com Assessoria Embrapa Agrossilvipastoril

No próximo sábado, dia 26, às 7h15, a fazenda Novapec, em Rondonópolis (MT), abrirá suas porteiras para o 1º Dia de campo da integração pecuária-floresta em solos arenosos. O evento é promovido em parceria com a Embrapa Agrossilvipastoril e Senar-MT e tem entrada gratuita. A programação apresentará resultados obtidos na fazenda com o uso de sistema silvipastoril, onde é feita a intensificação da pecuária em pastos com renques de eucaliptos. O trabalho desenvolvido na propriedade será apresentado por Arlindo Vilela, logo após a abertura.

O pesquisador Flávio Wruck, chefe-adjunto de Transferência de Tecnologia da Embrapa Agrossilvipastoril, apresentará o projeto da integração pecuária-floresta desenvolvido na fazenda Novapec e o analista Orlando Oliveira, da Embrapa, dará prosseguimento à contextualização inicial falando sobre a implantação e manejo da forrageira no sistema integrado.

Na sequência os participantes serão divididos em grupos e seguirão para o campo, onde percorrerão três estações temáticas. Em uma delas o tema central será o solo, com abordagem sobre a correção e adubação do perfil do solo dentro do sistema ILP, feita por Paulo Sérgio Vieira, da Orogran Fertilizantes, e sobre a saúde do solo, feita por Rebato Alves Filho, do Laboratório Solos e Plantas.

Na estação Forrageiras, o manejo do percevejo em pastagens cultivadas em solos arenosos será o tema da apresentação da pesquisadora Fabrícia Vilela Torres, da Embrapa Gado de Corte. Na sequência, Elias Salomão, da SS Agrícola, falará sobre o controle biológico no sistema IPF.

A terceira estação destacará o componente arbóreo. Primeiramente Rodrigo Adversi, da Guarantã Engenharia e Meio Ambiente, falará sobre a implantação, manejo e desempenho florestal dos eucaliptos no sistema silvipastoril. Na sequência, o professor Ângelo Polizel Neto, da Universidade Federal de Rondonópolis, falará sobre a importância do bem-estar na produção e na qualidade da carne bovina.

O dia de campo é aberto a todos os públicos interessados no tema e as inscrições podem ser feitas de forma antecipada no site www.embrapa.br/agrossilvipastoril , ou presencialmente no dia e local do evento. O evento compõe a programação do módulo 7 da Capacitação continuada de técnicos em sistemas ILPF e tecnologias de baixo carbono , que terá início na sexta-feira, dia 25, em Rondonópolis.

A fazenda Novapec fica na estrada Beroaba, km 10, em Rondonópolis.

O 1º Dia de campo da integração pecuária-floresta em solos arenosos na fazenda Novapec faz parte das ações desenvolvidas pela parceria entre Embrapa Agrossilvipastoril e Senar visando levar ao campo as informações técnicas sobre sistemas de integração lavoura-pecuária-floresta (ILPF). Esa edição conta com apoio da Aliança Cipa, Feagro, Feagro-MT, GPSI-UFR, Guarantã Engenharia e Meio Ambiente, Laboratório Solos e Plantas, iBeef, Ourogran Fertilizantes, SS Agrícola, Unipasto, UFR e Vida Rural MT.

Com Assessoria de Imprensa da Embrapa Agrossilvipastoril

Selo

Matérias Relacionadas