Logo CNA

Tocantins

Curso para produção de embutidos e defumados capacita mulheres
Whats App Image 2023 03 17 at 16 43 03

Capacitação propôs produção de salame, presunto, diversos tipos de salsichas, bacon e calabresa, além de orientações referentes às boas práticas de manipulação e armazenamento do produto

20 de março 2023

Por: ASCOM - Sistema FAET/Senar

Para profissionalizar trabalhadoras rurais no aproveitamento da estrutura de carne de suínos e aves, o Senar ofereceu a capacitação em “Processamento de Embutidos e Defumados de Suínos e Aves” que foi realizado no município de Piraquê, na Fazenda Limoeiro. O curso seguiu aos procedimentos de fabricação do produto que vão desde o abate, corte, cura e técnicas de cozimento e comercialização.

A capacitação propôs a produção de salame, presunto, diversos tipos de salsichas, bacon e calabresa, além de orientações referentes às boas práticas de manipulação e armazenamento do produto. De acordo com Rosa Lacerda, instrutora do curso, “o curso ofereceu a oportunidade para que as participantes consigam uma renda extra ou até mesmo, complementasse a alimentação familiar”, pontua.

Cleane Reis, participante do curso, contou que o que a motivou a participar foi “o preparo de pratos diferentes e também a oportunidade de uma nova renda”. A aluna já havia participado do curso de Panificação Rural, que foi oferecido para o público da fazenda e pensa em começar a produzir e vender os produtos a partir do conhecimento adquirido nas capacitações.

A chefe de cozinha da fazenda, Rosiele Lopes, diz que já está pondo em prática as dicas e que pretende, futuramente, produzir embutidos e defumados para dar continuidade ao aprendizado. “Agradeço ao Senar pelo curso, foi uma ótima experiência e a instrutora possui uma riqueza de conhecimento; aprendi muito sobre tempero e defumação da carne”, pontua.

Ao fim do curso, as alunas prepararam rocambole recheado com frango, linguiça, bacon e outros produtos que foram fabricados ao longo do treinamento.

Matérias Relacionadas