Mato Grosso do Sul
Notícias
Produtor atendido pelo Senar/MS investe na horticultura e quer incentivar outros agricultores
29 de setembro 2023Com fim do vazio sanitário, produtores rurais já podem iniciar plantio da soja
15 de setembro 2023Noite de alegria em posse de diretoria para o Sindicato Rural de Bataguassu no triênio 2023-2026
15 de setembro 2023Curso de armazenagem de grãos qualifica mão de obra para crescente produção agrícola em MS

Por: Ellen Albuquerque
Fonte: Assessoria de Comunicação do Sistema Famasul
No
final da colheita de soja 2019/2020 em Mato Grosso do Sul, não somente o
fluxo de caminhões nas rodovias é mais intenso, mas também a procura
por mão de obra qualificada para atuar em uma importante etapa desse
processo: o armazenamento de grãos.
O curso aborda temas como noções gerais de armazenagem; classificação de grãos, que inclui recebimento e amostragem; beneficiamento, secagem, conservação de grãos e expedição e noções de gerenciamento e qualidade para certificação de armazéns.
“Em cada etapa, os alunos recebem informações sobre os conceitos e tipos de equipamentos do armazém, bem como manutenção, montagem e operação de máquinas e aparelhos. O curso é profissionalizante e o aluno sai pronto para trabalhar. Buscamos ensinar, por exemplo, não somente a ligar uma máquina, mas aproveitar o máximo do potencial dela”, explica o instrutor Fernando Pirolo.
Dentro dos armazéns os trabalhadores se tornam polivalentes, ou seja, eles terão funções antes, durante ou após a safra. “O funcionário tem a responsabilidade de classificar os grãos, recepcionar, realizar serviços gerais, operar o secador, conservador e realizar a expedição. O treinamento é completo e os participantes são preparados para atender todas as demandas”, acrescenta.
Além desse curso, outra capacitação complementar é a ‘Classificação de Grãos’, ambos oferecidos gratuitamente pelo Senar no estado. Confira nosso portfólio de cursos no site senarms.org.br.
Aproveite para ficar por dentro do ‘Mercado Agropecuário’ com a matéria que publicamos na segunda-feira. Clique aqui.
Fonte: Assessoria de Comunicação do Sistema Famasul - Ellen Albuquerque