Logo CNA

CNA: Pesquisa mostra visão dos produtores sobre armazenagem
ARMAZEM

Vice-presidente da Confederação, Mário Borba, diz que estudo ajuda a compreender motivos que impedem produtor de ter armazéns na propriedade

23 de outubro 2023
Por CNA

Brasília (23/10/2023) - O vice-presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Mário Borba, afirmou que a pesquisa "Diagnóstico da Armazenagem Agrícola no Brasil" preenche a lacuna que faltava para compreender os motivos que impedem o produtor rural de ter uma estrutura de armazéns dentro da sua propriedade para comercializar seu grão em momentos mais oportunos.

Encomendada pela CNA, a pesquisa inédita foi realizada com produtores rurais de todas as regiões do Brasil e traça um perfil completo da armazenagem de grãos dentro das propriedades rurais. O estudo foi realizado pela Esalq-Log (USP) e ouviu 1.065 produtores rurais no final de 2022.

De acordo com a pesquisa, 61% dos entrevistados não têm infraestrutura de armazenagem na propriedade, enquanto 19,8% possuem armazém do tipo silo, convencional ou graneleiro. O estudo apontou também que 72,7% dos produtores ouvidos investiriam em armazéns mediante condições atrativas de crédito e taxas de juros. A pesquisa mostrou, ainda, que a armazenagem traz ganhos econômicos para a propriedade.

“É importante lembrar que, no Brasil, somente 15% das fazendas possuem armazéns. Melhorar esse cenário, conforme a visão dos próprios produtores, requer disponibilidade de crédito com taxas de juros atrativas, qualificação de mão de obra, investimento na infraestrutura de distribuição de energia e manutenção do sistema viário de transporte, o que inclui as estradas vicinais", afirmou Borba, que preside a Comissão Nacional de Logística e Infraestrutura da CNA.

Para acessar o documento que traz a pesquisa, clique aqui .

Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-1419
flickr.com/photos/canaldoprodutor
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil
youtube.com/agrofortebrasilforte

Áreas de atuação