Logo CNA

Minas Gerais

Contra o coronavírus: “Feira Segura” tem segunda edição em Carmo do Rio Claro (MG)

14 de julho 2020

Por: SENAR MINAS

Feira Segura - Carmo do Rio Claro - SENAR MINAS

A tradicional Feira da Agricultura Familiar de Carmo do Rio Claro, ponto de encontro da população nas manhãs de domingo, estará de volta dia 19 de julho, na Praça Dona Maria Goulart, mas com um diferencial: total segurança para feirantes e clientes contra o coronavírus.

A Feira retorna dentro do Projeto Feira Segura, iniciativa da Confederação Nacional da Agricultura (CNA). Vinte e nove produtores oferecerão legumes, verduras, queijos, doces, embutidos, frangos, ovos, mel, café, entre outros produtos da agricultura familiar. O horário de funcionamento da Feira será de 7h às 12h, na Praça Dona Maria Goulart.

A realização no município foi um pedido do Sindicato dos Produtores Rurais de Carmo do Rio Claro. O evento tem o apoio do Sistema FAEMG/SENAR/INAES e parceria do Sindicato, Prefeitura Municipal e Emater. O projeto conecta produtores e consumidores com medidas de segurança contra o coronavírus, devolvendo aos produtores sua fonte de renda e aos clientes seus produtos frescos.

Esta será a segunda edição em Minas Gerais. A primeira aconteceu em Boa Esperança, no mês de maio. Até o dia 19, os participantes passarão por treinamentos sobre a higienização dos alimentos e prevenção contra a Covid-19.

Apoio do Sindicato

O presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Carmo do Rio Claro, Tony Reis, acompanhou o projeto realizado em Boa Esperança e propôs a retomada dos trabalhos na cidade. “Nós ficamos muito satisfeitos em poder viabilizar a capacitação para que os produtores possam voltar ao trabalho com segurança através da parceria Sindicato e Sistema FAEMG/SENAR/INAES. A Feira da Agricultura Familiar já estava consolidada e era também um ponto de encontro nas manhãs de domingo”.

Renda para o produtor e saúde para o consumidor

Segundo o Superintendente do SENAR MINAS, Christiano Nascif, esta iniciativa é uma oportunidade de retomada da feira em grande estilo, “proporcionando renda para os produtores e produtos saudáveis para toda a população”. Para a analista de Promoção Social, Michelle Camila de Paula, este projeto dá condições aos integrantes da Feira para continuarem seu trabalho. “Nós capacitamos os produtores e orientamos sobre os procedimentos que devem ser adotados. Depois, eles devem seguir todas essas orientações em todas as suas realizações. Seguimos capacitando os produtores do Estado, onde solicitam o nosso trabalho”.

A chefe do setor de Agropecuária e Piscicultura do município, Nubia Vilela, afirma que o retorno da Feira é muito importante para o setor, que teve a sua fonte de renda abalada com a suspensão dos trabalhos em meados de março. “Temos 35 participantes, entre produtores e artesãos, e capacidade para mais 15. O apoio do Sindicato, Sistema FAEMG/SENAR/INAES e Emater foi fundamental para esse retorno com a capacitação de todos os envolvidos. Todos os protocolos de prevenção serão respeitados e os produtores que estão em grupo de risco não retornaram nesse momento. Quando retornarem serão capacitados. Iniciativas como esta são essenciais para que todos possam trabalhar e voltar seguro para casa, pois temos que aprender a viver com a pandemia”.

A Feira

A Feira Segura segue todas as orientações para a prevenção de contaminações, segundo as normas da Organização Mundial de Saúde (OMS) que serão partilhadas no Seminário sobre Prevenção em Tempos de Covid-19 e na oficina sobre Higiene de Alimentos, oferecidos aos participantes do evento do dia 19.

Os feirantes serão orientados quanto a utilização de Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s) e cada um receberá um kit com máscaras, luvas, toucas e avental. As instrutoras Arlyna Franklin da Silva e Nycole Israel do Nascimento, responsáveis pelo treinamento dos produtores, estarão no local para tirar dúvidas.

As barracas manterão distanciamento entre si e a estrutura da Feira ainda prevê condições para a higiene das mãos, álcool gel e alimentos embalados. Não haverá cortes ou consumo dos produtos no local, bem como não será permitida a venda de bebidas.

Ponto de Encontro

O retorno da Feira é muito esperado pelos integrantes e consumidores. Criada há 4 anos, a Feira se manteve como ponto de encontro para a população local e turistas que passam por Carmo do Rio Claro. Fixada na Praça Dona Maria Goulart, contava com o público das missas da Igreja Matriz de Nossa Senhora do Carmo e pela população que aproveitava as manhãs de domingo para aquele bate-papo gostoso na praça central, para rever amigos, e para levar produtos caseiros para o consumo.

A produtora Valéria Soares da Fazenda Água Limpa, que participa dos eventos desde o início, disse que o retorno será com toda segurança e com um novo conceito. “Estamos otimistas. Vamos trabalhar dentro de um novo conceito, com segurança para nós e para os consumidores”.