Maranhão
Notícias
Comunidade Catucá sedia I Encontro de Produtores em Olericultura
Evento destaca avanços na produção rural e resultados da assistência técnica do Senar
Por: Leocandida Rocha
Fonte: SENAR MA
A comunidade quilombola Catucá, em Bacabal, foi o cenário do I Encontro de Produtores em Olericultura, reunindo dezenas de produtores rurais e representantes de entidades do setor agrícola.
A ação, organizada pelo Sistema Faema/Senar, teve como objetivo apresentar os avanços obtidos na comunidade por meio da Assistência Técnica e Gerencial (ATeG), com destaque para a propriedade da produtora Gelza Sousa Mendes, atendida pelo programa Retorno Certo – Fase II desde agosto do ano passado.
Composta por 41 famílias, algumas assistidas pelo Senar, a comunidade Catucá tornou-se um exemplo de sucesso em Bacabal. Graças às intervenções tecnológicas e ao suporte técnico na cadeia de olericultura, os produtores alcançaram aumento significativo na produtividade e melhoria na gestão de suas propriedades.
Na propriedade de Gelza Sousa Mendes, as adequações tecnológicas implementadas pela técnica de campo Gabriela Nunes foram fundamentais para o fortalecimento da produção de hortaliças folhosas.
Entre as ações realizadas na propriedade em questão, destacam-se: Análise de solo - garantindo maior precisão nos cuidados com a terra; Compostagem utilizando restos culturais, promovendo sustentabilidade; produção de mudas em bandejas apropriadas; reforma das estufas - ampliando a capacidade de produção; controle integrado de pragas e doenças - com métodos químicos e biológicos; anotações gerenciais de custos e receitas - otimizando a gestão financeira e implantação do primeiro sistema de hidroponia em Bacabal e expandindo a produção de forma inovadora.
Adesão
O presidente do sistema Faema/Senar, Raimundo Coelho, prestigiou o Encontro, que na ocasião elogiou a adesão dos pequenos produtores rurais de Catucá à ATeG. Ele também destacou o trabalho que o Senar vem fazendo na região junto ao Sindicato dos Produtores Rurais.
“Estamos orientando os produtores rurais a importância que é a capacitação, a Formação Profissional Rural (FPR) e a importância que é aderir ao movimento da ATeG". Todo o trabalho feito aqui nesta comunidade e município, tem o acompanhamento do Sindicato Rural, que é parceiro dos produtores", ressaltou o gestor.
A técnica de campo responsável pelo atendimento da anfitriã, Gabriela Nunes, entusiasmada com os resultados, falou da evolução, da aceitação e qualidade de vida adquirida pela produtora.
“Estamos aqui apresentando resultados de uma produtora muito dedicada que que comprou a metodologia do Senar e a gente mostrou que de uma forma muito simples, uma propriedade pode sim ser uma empresa, e que ela deve ser vista, que deve gerar lucro e que vai responder em qualidade de vida, para a produtora e toda a sua família”, disse a doutora em agronomia.
Gelza Mendes, emocionada e agradecida com todo o movimento, disse se sentir privilegiada com o trabalho feito em sua comunidade e em especial, em sua Unidade Produtiva.
“Hoje estou tendo o privilégio de ceder espaço e participar do I Encontro de Produtores em Olericultura. Estamos felizes por estarmos acompanhados pela assessoria técnica do Senar. Este projeto de qualidade, ainda não havia chegado à nossa comunidade e a gente fica grato, pelo apoio recebido ”, afirmou ela.
Mas, Gelza também se capacitou para melhor manejar o seu negócio. Ela participou do curso de Hortaliças Folhosas (FPR), promovido pelo Senar, onde, segundo ela, foi essencial para aprimorar suas habilidades técnicas e gerenciais.
O trabalho realizado na propriedade de Gelza resultou em um aumento de 1.209% nos lucros, transformando sua realidade financeira e permitindo novos investimentos em sua Unidade Produtiva. Atualmente, ela cultiva coentro, cebolinha, vinagreira, couve e alface, além de produtos como banana e macaxeira.
O I Encontro de Produtores em Olericultura reforça a importância de ações que promovem capacitação e suporte técnico no meio rural. Iniciativas como essa, lideradas pelo Sistema Faema/Senar, contribuem para o fortalecimento da agricultura familiar e para a melhoria da qualidade de vida das comunidades rurais no Maranhão.
Participaram do I Encontro de Olericultura, o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Balsas, Ramon Arrais, a presidente da Comissão das Mulheres do Agro, Mônica Loiola, o coordenador regional da ATeG, Rodrigo Castro, o supervisor de campo, Aurisérgio Santos Sodré e equipe técnica de campo, produtores rurais locais, além de convidados.