Pará
Notícias
Presidente da Faepa compõe mesa de celebração dos 67 anos da Ceplac
Presidente da Faepa enaltece verticalização do cacau e destaca diversidade produtiva do Pará em evento de aniversário da Ceplac em território brasileiro
Por: Paula Catarina de Almeida Costa
Fonte: Ascom Faepa-PA
O presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Pará (Faepa), Carlos Xavier, participou da celebração dos 67 anos da Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira - Ceplac no Território Brasileiro, durante uma sessão especial na Assembleia Legislativa do Estado (Alepa).
Durante discurso, Carlos Xavier ressaltou a significativa contribuição da verticalização do cacau, como as ações das Escolas-Indústria de Chocolate Senar. Essas iniciativas fortalecem a cadeia produtiva do cacau e agregam valor à produção, estimulando o desenvolvimento econômico e social dos municípios e regiões onde são instaladas.
Além disso, o presidente da Faepa abordou de forma abrangente as principais cadeias produtivas do estado, enaltecendo a produção de grãos até a pecuária, passando pela fruticultura e pela agroindústria, ao destacar que o Pará destaca-se como um importante polo de produção agrícola no cenário nacional.
O encontro contou com a participação da coordenadora de Projetos Estratégicos da FAEPA, Maria Goretti Gomes, também presidente da Câmara do Cacau no Pará e uma das personalidades homenageadas no evento por sua contribuição à indústria cacaueira. Os produtores paraenses premiados internacionalmente com as melhores amêndoas de cacau do mundo Miriam Vieira e Robson Brogni também receberam certificado de reconhecimento da Federação pelo reconhecimento internacional no evento Cacao of Excellence Silver 2023”, colocando o estado do Pará em evidência internacional, ao demonstrar o potencial produtivo e a diversidade genética dos cacaueiros, no município de Medicilândia, território da região Transamazônica.
A presidente da Câmara do Cacau, Maria Goretti, falou ainda do papel fundamental da Ceplac, Governo do Estado do Pará, Funcacau e do Sistema Faepa/Senar na promoção da cadeia produtiva do cacau e na capacitação dos produtores rurais, contribuindo para o crescimento econômico e a melhoria da qualidade de vida no estado.
A Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac) é uma instituição pública de pesquisa, que integra-se ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. A Ceplac foi criada em 20 de fevereiro de 1957, como forma de fortalecer a cadeia produtiva.