Logo CNA

Mato Grosso

Com menos de 60 salas de cinema no estado, Cine Senar faz sucesso no interior
06 02 jun cine senar juara 3

O Cine Senar está levando diversão ao interior do estado

8 de junho 2022

Mato Grosso possui 3,5 milhões de habitantes, 141 municípios e 58 salas de cinema divididas entre apenas 11 cidades*. É neste contexto que o Cine Senar destaca a sua importância. O programa, realizado há oito anos pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) e Sindicatos Rurais, proporciona momentos de lazer e diversão gratuita aos 130 municípios que não são contemplados com a energia das telonas.

Dentre eles está o município de Juara que reuniu cerca de 1.500 pessoas na Praça dos Colonizadores para prestigiar o evento. Foram organizadas cadeiras ao entorno do telão de cinco metros de altura, que passou o filme Os Croods II, de classificação livre, possibilitando diversão para toda a família.

O mobilizador do Sindicato Rural de Juara, Cosmo Henrique, afirma que o Cine Senar é uma festividade para a comunidade local. “Às vezes eles nunca tiveram a oportunidade de assistir um cinema na cidade grande e aqui eles estão curtindo e aproveitando”, destaca.

Porto dos Gaúchos foi outro município que recebeu o Cine Senar em 2022. O mobilizador do Sindicato Rural, Júlio César Rodrigues, destacou que o momento de confraternização foi possível graças às parcerias. “Tudo o que está acontecendo, toda essa infraestrutura é disponibilizada graças ao produtor rural. Uma salva de palmas aos produtores de Porto dos Gaúchos por possibilitarem um momento de diversão para a população”, afirmou durante o evento.

Além do filme, os participantes também podem desfrutar de pipoca e algodão doce gratuitamente e, às vezes, de sorteios de brindes por instituições parceiras. Entre os meses de junho e julho estão previstos mais 45 Cines, pelo estado, com o objetivo de oportunizar ao produtor e trabalhador rural acesso à linguagem audiovisual, apresentando o cinema como uma fonte de cultura, meio para transmitir conhecimento e alternativa de entretenimento.

0

Pipoca e algodão doce também são atrações no evento

A programação dos próximos eventos pode ser conferida no site do Senar-MT, pelo link a seguir: https://sistemafamato.org.br/senarmt/course/cine-senar/#objetivo ou com informações diretamente no Sindicato Rural de seu município.

* Dados da Agência Nacional de Cinema (Ancine) de 2019.

Selo

Matérias Relacionadas