Logo CNA

CNA se reúne com produtores de café conilon em Jaguaré (ES)
8c9114c4 dc20 4c41 b527 99a1eb91e6a1

Projeto Campo Futuro levantou custos de produção da atividade na região

14 de maio 2019
Por CNA

Brasília (14/05/2019) – O Projeto Campo Futuro, da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), reuniu na terça (14), em Jaguaré (ES), produtores rurais, técnicos e pesquisadores para coletar dados dos custos de produção do café conilon.

De acordo com o assessor técnico da CNA, Maciel Silva, os resultados prévios do painel apontam um aumento de 8% na produtividade, com relação ao painel realizado no ano passado. Entretanto, esse aumento foi acompanhado por altas expressivas dos custos com fertilizantes (70%) e defensivos agrícolas (6%).

“O aumento dos custos com esses insumos resultou na elevação do Custo Operacional Efetivo (COE) e no Custo Operacional Total (COT) de 20% e 18%, respectivamente. Essa alta, aliada a redução na receita de 18% em relação ao levantamento de 2018, culminou em uma margem bruta negativa de R$ 18,00 por saca de café”, disse Maciel.

O cafeicultor Jarbas Nicoli participou do encontro e afirmou que os paineis são importantes para auxiliar os produtores no gerenciamento das suas atividades e na tomada de decisão. “Com a planilha de custos nós conseguimos identificar com clareza o destino do dinheiro e gerenciar melhor as despesas”.

O levantamento contou com a participação de técnicos do Centro de Inteligência de Mercados da Universidade Federal de Lavras (CIM/UFLA).

Pecuária de Corte – A CNA também esteve nesta terça no município de Barreiras, na Bahia, em um painel de custos de produção da bovinocultura de corte, com a presença do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea).

Painel de pecuária de corte em Barreiras (BA)

Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-1419
flickr.com/photos/canaldoprodutor
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil