Logo CNA

CNA se reúne com Entidades e lideranças rurais em Santa Catarina
24 0 595623002015283404721

22 de fevereiro 2018
Por CNA

Florianópolis (22/02/2018) – As principais questões que afetam a agricultura do Sul do país foram abordadas em encontro da Diretoria da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) com uma centena de lideranças e dirigentes de entidades representativas do setor.

A reunião, realizada na quinta (22), em Florianópolis, foi coordenado pelo presidente da CNA, João Martins, e pelo presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (FAESC), José Zeferino Pedrozo.

José Zeferino Pedrozo, Presidente da FAESC


Diversas entidades entregaram documentos sobre as condições setoriais de produção e comercialização, como as associações de arrozeiros, de criadores de suínos e de produtores de maçã.

João Martins disse que o País vai colher uma grande safra, mas o produtor rural não tem previsão de bons ganhos. Mencionou que o próprio crédito rural tornou-se pesado.

A situação do leite é uma preocupação dos três Estados do Sul. O consumo está em movimento descendente e o produtor rural trabalha com prejuízos há vários meses. A atuação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) foi criticada em razão das dificuldades criadas para a exportação de carnes.

A situação do mercado de arroz, que vive um período de excesso de oferta e queda de consumo, foi levantada pelo presidente da FARSUL, Gedeão Silveira Pereira. O valor praticado no mercado está abaixo do preço mínimo e dos custos de produção.

"A única solução é a retirada do excesso de arroz do mercado brasileiro, estimulando a exportação”, apontou o dirigente. Pelo menos 1,2 milhão de toneladas de arroz precisam ser exportadas para equilibrar o mercado.

A CNA vai desenvolver um programa de promoção das negociações comerciais do Brasil no exterior, com foco na Ásia, um dos mercados mais promissores. O objetivo é facilitar as negociações, remover barreiras e reduzir as tarifas.

As lideranças também manifestaram preocupação com a necessidade de mais investimentos na infraestrutura e logística para reduzir os custos de escoamento das safras.

Outro tema da reunião foi a segurança no campo. O furto de gado, máquinas e equipamentos, assaltos e assassinatos no meio rural foram relatados pelos dirigentes sindicais. Deputados estaduais e o deputado federal Valdir Colatto participaram do encontro.

Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-1419
 flickr.com/photos/canaldoprodutor
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil
 youtube.com/agrofortebrasilforte

Matérias Relacionadas