CNA recebe parlamentares para debater pautas nacionais
Encontro reuniu deputados e senadores na quarta (8), na sede da entidade
Brasília (08/05/2024) – A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) recebeu deputados e senadores para um café da manhã, na quarta (8), na sede da entidade, para debater os desafios do produtor rural na área ambiental.
O encontro denominado “Café com Pauta” foi o primeiro de uma série que a CNA, por meio de sua Assessoria de Relações Institucionais, vai organizar para tratar com parlamentares de pautas específicas em defesa do produtor rural.
Além de parlamentares, participaram do encontro presidentes de federações de agricultura e pecuária estaduais, diretores e assessores técnicos da CNA.
Em seu discurso de boas-vindas, o presidente da CNA, João Martins, falou da importância desse tipo de encontro para debater questões que interessam não só ao setor, mas a todo o país.
No início, o diretor técnico da CNA, Bruno Lucchi, apresentou pontos da área ambiental importantes para serem debatidos, como a análise e a validação do Cadastro Ambiental Rural (CAR) e os compromissos do Brasil frente às mudanças climáticas.
Segundo Lucchi, o Brasil tem hoje mais de 7 milhões de cadastros do CAR, sendo 27,83% com algum tipo de análise e apenas 1,4% do total concluído. “Para que esse CAR possa valer, precisamos da análise do órgão ambiental estadual. A falta de análise dificulta que o produtor que tem passivos ambientais, por exemplo, possa recuperar sua área.”
Durante o café, os parlamentares interagiram com a diretoria e com a área técnica da CNA em relação a diversos temas e pontos importantes que precisam ser debatidos no Congresso Nacional.
O deputado Sérgio Souza (MDB/PR), ex-presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), elogiou o encontro e destacou que a CNA é uma entidade que demonstra preocupação com o setor em todos os Poderes. “Com esses encontros, a CNA nos traz pautas mais emergentes para que possamos legislar no Congresso Nacional”.
Para o senador Zequinha Marinho (Podemos/PA), vice-presidente da FPA no Senado, o encontro foi extremamente produtivo. “São assuntos da nossa pauta de debate nesse momento no Congresso. Quero parabenizar o presidente João Martins pela iniciativa que aguça nossa atuação dentro do Congresso Nacional.”
Na avaliação do vice-presidente da confederação e presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg), José Mário Scheirener, os parlamentares saíram comprometidos com a pauta debatida.
“Foi uma conversa produtiva para avançarmos com projetos de lei que nos façam olhar o agro e o Brasil da forma que merecem, defendendo os interesses do setor produtivo rural e de toda a sociedade.”
Muni Lourenço, vice-presidente da CNA e presidente da Comissão Nacional de Meio Ambiente, destacou a relevância dessa aproximação com o Congresso Nacional.
“Que eles possam se posicionar em defesa do agro brasileiro, levando em consideração essas pautas e o fato de que o meio ambiente passa cada vez mais a ser uma agenda central do Brasil e do mundo,” disse. “O Congresso precisa estar antenado para que possamos cada vez mais buscar esse equilíbrio entre produção de alimentos e sustentabilidade ambiental.”
A chefe da Assessoria de Relações Institucionais, Mírian Vaz, afirmou que “o propósito da ARI é proporcionar cada vez mais ambientes de debates técnicos envolvendo a participação política, buscando fortalecer cada vez mais a voz do agro no Congresso Nacional e assim buscar os resultados necessários para o agro diante de tantos desafios”.
Fotos do Café com Pauta