Logo CNA

CNA realiza último encontro regional para discutir propostas para a próxima safra
Plano Safra RS1

Encontro reuniu representantes da região Sul em Porto Alegre

24 de março 2023
Por CNA

Brasília (24/03/2023) – A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) promoveu, na quinta (23), o último encontro regional para debater as propostas do setor agropecuário da região Sul do país para o Plano Safra 2023/2024.

A reunião ocorreu na Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul (Farsul) e contou com a presença do presidente do Sistema Farsul, Gedeão Pereira, do primeiro vice-presidente, Elmar Konrad, representantes das federações de Santa Catarina e Paraná, sindicatos rurais, produtores, associações e entidades setoriais.

As principais propostas levantadas no encontro da Sul foram relacionadas à alteração das taxas de juros, aumento do limite das linhas de crédito, alteração do enquadramento de renda para financiamentos, além de melhorias de condições e aumento dos recursos para subvenção ao seguro rural.

De acordo com Elmar Konrad, o Rio Grande do Sul teve três anos seguidos de problema com secas, o que acarretou grande número de contratações do seguro rural e do Programa de Garantia da Atividade Agropecuária (Proagro). Ele também elogiou a iniciativa da CNA ao longo dos anos de reunir as propostas das regiões.

“Abordamos todos os temas importantes e que, obviamente, vão resultar em soluções, que é o que necessitamos hoje”, destacou o vice-presidente da Farsul.

Guilherme Rios, assessor da Comissão Nacional de Política Agrícola da CNA Guilherme Rios, assessor da Comissão Nacional de Política Agrícola da CNA

A reunião, assim como nas outras regiões, foi coordenada pelo assessor da Comissão Nacional de Política Agrícola da CNA, Guilherme Rios. “Nosso papel é entender essa região, que é tão importante na produção nacional, principalmente de culturas de inverno, e que ajuda a balizar e garantir a segurança alimentar do país”, afirmou.

Os encontros foram realizados nas cinco regiões brasileiras, com o objetivo de ouvir as principais demandas do setor agropecuário para a próxima safra, que começa em julho. As propostas serão consolidadas em um documento que será encaminhado ao governo e parlamentares como contribuição para a construção do próximo Plano Safra.

Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-1419
  flickr.com/photos/canaldoprodutor
  twitter.com/SistemaCNA
  facebook.com/SistemaCNA
  instagram.com/SistemaCNA
  facebook.com/SENARBrasil
  youtube.com/agrofortebrasilforte

Matérias Relacionadas