Notícias
CNA promoveu live sobre negociações coletivas nas relações de trabalho
Debate foi realizado na quinta (12)
Brasília (13/09/2024) - A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) realizou, na quinta (12), uma live para debater a importância das negociações coletivas nas relações trabalhistas no setor agropecuário.
O debate foi mediado pelo assessor jurídico da CNA, Welber Santos e contou com a participação do coordenador trabalhista da CNA, Rodrigo Hugueney, e do especialista em relações trabalhistas e negociais, João Gazzoli.
Na abertura da live, Hugueney ressaltou a relevância do tema. "É essencial aprimorar nossas habilidades para fortalecer as negociações, com foco no setor rural”, disse.
Ele destacou que o setor rural oferece grandes oportunidades para melhorar as relações de trabalho por meio de negociações coletivas.
“Precisamos aproveitar essas oportunidades para promover melhorias significativas nas condições e nas relações de trabalho”, acrescentou.
Para Gazzoli, esse não é um tema simples para ser tratado, mas que precisa ser abordado. “Nós tivemos um avanço nas áreas de negociações coletivas e relações de trabalho, mas precisamos nos preparar para os desafios”, frisou o especialista.
As negociações coletivas têm o objetivo de gerar normas ou regramentos que serão adotados na observância dos contratos individuais de trabalho das partes representadas.
“As negociações coletivas sempre vão ser um espaço para promover o diálogo entre as empresas, os trabalhadores e os sindicatos. Com isso, também permitir que as demandas de ambas as partes sejam ouvidas, discutidas e construídas”, explicou Gazzoli.
Os participantes da live frisaram que não há uma obrigatoriedade de firmar o acordo coletivo, sendo mais indicado quando existe diálogo e cooperação de todas as partes.
Para Gazzoli, o setor da agricultura está organizado, sendo uma categoria que tem uma grande representação no país, mas com muitas particularidades.
Durante a live, também foi apresentado o site Radar Sindical , onde é possível fazer uma consulta de forma gratuita aos instrumentos e mediações.
“É uma ferramenta muito interessante e quanto mais você utiliza a ferramenta, mais ela vai se adequar a você de acordo com a sua região e atividade. Pode ser uma importante ferramenta para as negociações do agro”, indicou Hugueney.
Assista a live completa
https://www.youtube.com/live/48gI1obgGRA?si=VGwOG4gEfgrjDm1y