Logo CNA

CNA promove, em Brasília, degustação de vinhos e espumantes do Prêmio Brasil Artesanal
Concurso vinhos espumantes

Iniciativa faz parte da etapa do júri popular do concurso, que acontece no próximo sábado (18), a partir de 10 horas, no Casapark

14 de novembro 2023
Por CNA

Brasília (14/11/2023) – O Prêmio CNA Brasil Artesanal – Vinhos e Espumantes terá, no próximo sábado (18), a etapa do júri popular, a partir de 10 horas, no shopping Casapark, em Brasília (DF). O evento será voltado para o público em geral, que vai avaliar 20 rótulos em quatro categorias (cinco em cada): vinho branco; vinho tinto; espumante moscatel; e espumante método charmat ou tradicional.

Os interessados farão a degustação sem ter acesso às informações dos produtos e poderão experimentar, apenas uma vez, cada um dos rótulos e devem preencher notas de 1 a 9 em um tablet, na “escala hedônica”, metodologia científica que tem a função de analisar a aceitação dos consumidores.

As amostras finalistas do concurso são do Rio Grande do Sul, Paraná, Minas Gerais, São Paulo, Distrito Federal e Pernambuco.

O prêmio que irá escolher os melhores vinhos e espumantes do Brasil é realizado pela CNA em parceria com a Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri) e Associação Brasileira de Sommeliers do Distrito Federal (ABS-DF).

Foram avaliadas 140 marcas de vinhos e espumantes de pequenos produtores rurais. O júri técnico, composto por 15 especialistas, selecionou 20 rótulos, que serão avaliados pelo público geral.

Além disso, há a etapa de análise das histórias dos vinhos e espumantes, quando o produtor descreverá o processo produtivo utilizado na produção, as tradições e as regionalidades.

Os cinco primeiros colocados do concurso, nas quatro categorias, receberão certificados e prêmios em dinheiro. Os três primeiros colocados de cada categoria receberão troféus e um Selo de Participação (Ouro, Prata ou Bronze, conforme a classificação) do Prêmio CNA Brasil Artesanal 2023 – Vinhos e Espumantes.

Assessoria de comunicação CNA

Foto: Wenderson Araujo

Telefone: (61) 2109-1419

flickr.com/photos/canaldoprodutor

cnabrasil.org.br

twitter.com/SistemaCNA

facebook.com/SistemaCNA

instagram.com/SistemaCNA

facebook.com/SENARBrasil

youtube.com/agrofortebrasilforte