ALIMEN T AN D O O B R A SILEIRO

CNA participa de treinamento sobre trigo tropical voltado à assistência técnica
Capacitacao do trigo

Capacitação teve como objetivo qualificar profissionais da assistência técnica com foco na expansão da produção

16 de abril 2025
Por CNA

Brasília (16/04/2025) - A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) participou, na terça (15), de um treinamento técnico sobre trigo tropical promovido pela Embrapa, em parceria com entidades do setor produtivo.

A capacitação teve como objetivo qualificar profissionais da assistência técnica com foco na expansão da cultura de trigo no Brasil Central, buscando maior competitividade para a cadeia produtiva.

Representando a Comissão Nacional de Cereais, Fibras e Oleaginosas da CNA, o assessor técnico Tiago Pereira apresentou os principais gargalos identificados pela Confederação, além dos projetos em andamento voltados ao fortalecimento da cultura no país.

“A produção de trigo no Brasil cresceu de forma significativa nos últimos anos, mas ainda convivemos com altos custos, volatilidade climática e limitações logísticas que afetam nossa competitividade. Nossa meta é estruturar soluções que avancem da pesquisa até o mercado, envolvendo assistência técnica, seguro rural, qualidade do grão e novos modelos de comercialização”, afirmou Tiago.

Durante o treinamento, a CNA também compartilhou os resultados do 1º Workshop Nacional do Trigo, realizado em 2023. O evento reuniu diferentes elos da cadeia produtiva para discutir projetos estratégicos com foco na ampliação da produção, mitigação de riscos e melhoria do ambiente de negócios.

Um dos temas de destaque foi o seguro rural. “Temos recebido diversas reclamações sobre as limitações dos produtos atualmente disponíveis, especialmente no que diz respeito à cobertura de qualidade e produtividade do grão. Por isso, estamos em diálogo com seguradoras e com a FenSeg para desenvolver modelos mais adequados à realidade do trigo tropical no Brasil”, explicou Tiago.

Além da CNA e da Embrapa, participaram do treinamento profissionais de cooperativas, empresas públicas e privadas de assistência técnica, instituições de pesquisa e representantes de produtores de várias regiões do país.