CNA participa das Câmaras Setoriais de Culturas de Inverno e Algodão
Reuniões aconteceram na terça (5) e quarta (6)
Brasília (07/12/2023) – A CNA participou da reunião das Câmaras Setoriais de Culturas de Inverno e de Algodão do Ministério da Agricultura.
O assessor técnico da Comissão Nacional de Cereais, Fibras e Oleaginosas da Confederação, Tiago Pereira, apresentou os resultados do Workshop do Trigo na terça (5), na Câmara Setorial de Culturas de Inverno.
Segundo Pereira, durante o evento, promovido pela CNA no dia 23 de novembro, o setor se comprometeu a avançar nas pautas estruturantes para alcançar a autossuficiência da produção de trigo até 2030. “O setor está engajado e a CNA está assumindo o papel de liderança e parceria com o setor para produzirmos 20 milhões de toneladas do cereal até 2030.”
Ainda na reunião, representantes da Conab apresentaram o resultado dos leilões de Prêmio Equalizador Pago ao Produtor Rural (Pepro) e Prêmio para Escoamento de Produto (PEP) em 2023. Ao total, foram cinco leiloes para cada modalidade (Pepro e PEP), onde foram comercializadas 464 mil toneladas do cereal. O total empenhado para as operações foi superior a R$ 249 milhões.
Na Câmara Setorial do Algodão foi discutido a conjuntura do setor e a previsão para a próxima safra.
De acordo com informações do colegiado, a área de produção de algodão no Brasil deve crescer 11,6% em 2023/24. Com isso, o crescimento da pluma deve ser de 3,1%, totalizando 3,4 milhões de toneladas. Os maiores ganhos de produção estão previstos para os estados do Piauí, Maranhão e Goiás.