Notícias
CNA participa de reunião do Conselho da Organização Internacional do Café
Encontro virtual contou com mais de 120 representantes dos governos e organizações privadas do setor cafeeiro
Brasília (30/03/2023) – A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) participou, na quinta (30), da reunião da 135° Sessão do Conselho da Organização Internacional do Café (OIC). O encontro virtual contou com mais de 120 representantes dos governos e organizações privadas dos principais países produtores e consumidores de café.
A presidente da OIC, Vanúsia Nogueira, falou sobre os recentes trabalhos da entidade, que tiveram como premissas o fortalecimento da cadeia de valor do café em nível global, promovendo estudos e parcerias a favor da renda digna aos cafeicultores; visibilidade de mulheres e jovens no processo produtivo; produção e consumo sustentável; rastreabilidade; e os impactos da diligência devida europeia nos países produtores.
Segundo a assessora técnica da CNA, Raquel Miranda, que acompanhou os debates, das principais ações em andamento da OIC, destaque para a modernização das estatísticas de produção e consumo, a criação do Fundo Internacional de Sustentabilidade e Resiliência do Café e o estabelecimento do Centro de Economia Circular do Café.
Os preparativos para a vigência do novo Acordo Internacional do Café (AIC) de 2022 também foram tema da reunião. O Conselho deliberou que o acordo de 2007 seja prorrogado por mais doze meses, viabilizando sua assinatura por todos os países membros que ainda se encontram em processo de análise do novo acordo.
O Conselho também deliberou sobre a realização da 5ª Conferência Mundial do Café, que será realizada de 27 de setembro a 1º de outubro de 2023, na Índia. Na ocasião, será oficialmente assinado o novo Acordo Internacional do Café e ocorrerá a Cerimônia de Comemoração dos 60 anos da OIC.
Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-1419
flickr.com/photos/canaldoprodutor
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil
youtube.com/agrofortebrasilforte