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CNA participa de oficina para promoção da cultura exportadora
Confederação faz parte do Comitê Nacional da Política de Promoção da Cultura Exportadora (PNCE)
Brasília (11/07/2024) – A CNA participou, na quinta (11), de uma oficina para construção da Política de Promoção da Cultura Exportadora (PNCE) promovida pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços.
A oficina reuniu os membros do Comitê Nacional da PNCE para discutir os produtos prioritários para exportação de diversas cadeias produtivas do estado de Pernambuco.
Na avaliação do assessor de Relações Internacionais da Confederação, Eric Pinheiro, a PNCE é uma excelente oportunidade para impulsionar o desenvolvimento de competências e habilidades essenciais para o empreendedorismo no Brasil.
Pinheiro explica que a oficina é um ambiente de aprendizado onde os participantes entendem como atender melhor as empresas para que possam ter sucesso na exportação.
“Por meio de palestras, workshops e atividades práticas, os participantes das entidades têm a chance de aprender com especialistas renomados e trocar experiências com outros empreendedores, fortalecendo sua rede de contatos”, disse.
Para construir a política de promoção exportadora, o comitê tem feito uma análise, estado por estado, para conhecer quais empresas já exportam e quais ainda não tiveram contato com o mercado internacional. No momento, Rondônia e Pernambuco estão em andamento.
“A PNCE se destaca por promover um ambiente colaborativo e inovador, onde a criatividade e a proatividade são incentivadas. Essa iniciativa é fundamental para estimular o crescimento sustentável de novos negócios e fomentar a cultura empreendedora no país”, ressaltou Pinheiro.
PNCE – A PNCE foi instituída pelo Decreto n.º 11.593/2023 para difundir a cultura para esse tipo de comércio, aumentar o número de exportadores brasileiros, especialmente entre as micro, pequenas e médias empresas, e promover o crescimento das exportações de produtos com maior valor agregado.