ALIMEN T AN D O O B R A SILEIRO

Senar capacita instrutores e coordenadores para 6ª edição do CNA Jovem
54437298764 3f083ab048 c

Treinamento acontece em Brasília e focará na nova metodologia do programa

8 de abril 2025
Por Senar

Brasília (08/04/2025) – O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) começou, na segunda (7), a capacitação de instrutores e coordenadores regionais do CNA Jovem para as etapas estaduais da 6ª edição do CNA Jovem, programa de desenvolvimento de lideranças do Sistema CNA/Senar.

O treinamento acontece em Brasília, e a primeira turma reúne 26 profissionais de Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Pernambuco e Rio Grande do Sul.

A diretora-adjunta de Educação Profissional do Senar, Fabíola Bomtempo, abriu a capacitação e explicou que a ideia é preparar os coordenadores e instrutores na nova metodologia do programa, que foi repensada para focar nas habilidades e competências dos novos líderes do agro.

“Refletimos sobre o perfil que o jovem atual precisa ter, quais habilidades e competências são necessárias para formar um profissional qualificado para o setor”, afirma.

Imagem

“Começamos a entender o comportamento desse jovem e a falar nas competências socioemocionais, nas habilidades de comunicação, no trabalho em equipe. Não que isso não tenha sido trazido nas outras edições, mas agora será com força maior”, ressalta Fabíola.

Fernanda Nonato, assessora técnica da Diretoria de Educação Profissional (DEP), ressaltou que o objetivo do programa é identificar, desenvolver competências e integrar os jovens, visando torná-los líderes empreendedores capazes de assegurar a sucessão e a inovação no campo.

“O jovem é o principal elo do setor com a inovação. Precisamos ter esse olhar para manter a sucessão e garantir a competitividade do nosso setor, inovar cada vez mais e fortalecer nosso Sistema.”

Imagem

A capacitação tem instrutores novos e veteranos, alguns, inclusive, egressos das edições anteriores do CNA Jovem.

“É minha primeira vez no CNA Jovem, sou instrutora de outros cursos do Senar e estou com grande expectativa de fazer parte do programa”, afirmou Stephany dos Santos, do Senar Mato Grosso do Sul.

“O CNA Jovem transformou minha vida e a forma como vejo os jovens e o agro. Estou feliz de poder contribuir”, disse Jamilly Gomes Damasceno, instrutora do Senar Pará e egressa da 5ª edição do programa.

O Senar vai promover mais duas turmas da capacitação de instrutores com profissionais de 24 estados, totalizando 78 participantes. O treinamento é ministrado pela equipe da DEP e por consultores nacionais do CNA Jovem.

Programa - As etapas estaduais do CNA Jovem acontecem de junho a setembro de 2025 em todos os estados brasileiros, com atividades presenciais e online.

Os participantes selecionados nessas etapas receberão certificados de formação por competências e os que se destacarem seguirão para a etapa nacional, que acontece de setembro a dezembro. Ao final, 10 jovens destaques serão reconhecidos e premiados pelo Sistema CNA/Senar.

A 6ª edição do programa recebeu mais de sete mil pré-inscrições e após a primeira etapa de seleção, tem 3.706 candidatos. Para saber mais, acesse: https://cnajovem.org.br/

Matérias Relacionadas