Logo CNA

CNA participa de fórum no Banco do Nordeste
Banco Nordeste

Evento ocorreu em Fortaleza na quinta (10)

11 de novembro 2022
Por CNA

Brasília (11/11/2022) – A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) participou, na quinta (10) em Fortaleza, do Fórum Banco do Nordeste de Desenvolvimento.

O diretor técnico da CNA, Bruno Lucchi, ministrou a palestra “Perspectivas para o Agronegócio - Nordeste” e apresentou o panorama do setor agropecuário diante dos reflexos gerados pela pandemia e da guerra entre Rússia e Ucrânia.

“O tema da segurança alimentar no mundo ganhou relevância. Na pandemia, o Brasil conseguiu manter o abastecimento da população e os compromissos de exportação. Isso demonstra a importância de ter a agropecuária forte em momentos de crise”, afirmou.

O diretor técnico destacou a evolução da safra de grãos e fibras no Brasil ao apresentar dados da Conab. “A produtividade da safra de 2022/2023 deve crescer 200% se comparada a de 1976/1977 graças à tecnologia, ao empreendedorismo dos produtores rurais e ao acesso ao crédito rural.”.

Lucchi ressaltou o potencial de crescimento ainda maior no Nordeste. “Houve crescimento de 497% da produtividade no mesmo período. Isso graças ao melhoramento genético, variedades adaptadas, irrigação, máquinas apropriadas e todo pacote tecnológico para atender as características regionais”.

Em sua apresentação, o diretor ainda explicou os desafios e o progresso das safras no Nordeste para a produção milho, açúcar e cana-de-açúcar, pecuária de corte, pecuária de leite, além do potencial da geração de energia renovável no setor agropecuário.

Lucchi destacou os números da produção agropecuária e a importante participação nas exportações desses alimentos. “Mais de 90% do melão, da melancia, da manga e das uvas frescas exportadas são do Nordeste.”

Ao final, Bruno Lucchi destacou a relevância do seguro e do crédito rural aos pequenos e médios produtores para a implementação de tecnologia nas propriedades.

Para rever a apresentação do diretor técnico da CNA no Fórum Banco do Nordeste de Desenvolvimento acesse: https://www.youtube.com/watch?v=1weXNAuv9pk

Assessoria de Comunicação CNA

Telefone: (61) 2109-1419

flickr.com/photos/canaldoprodutor

cnabrasil.org.br

twitter.com/SistemaCNA

facebook.com/SistemaCNA

instagram.com/SistemaCNA

facebook.com/SENARBrasil

youtube.com/agrofortebrasilforte

Matérias Relacionadas