Logo CNA

CNA participa de encontro técnico de leite
Whats App Image 2019 06 07 at 15 05 27

22ª edição do evento reuniu mais de 100 produtores de leite em Mato Grosso Sul

7 de junho 2019
Por CNA

Campo Grande (07/06/2019) - A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil participou, na sexta (7), da 22º edição do Encontro Técnico do Leite, que reuniu cerca de 150 produtores, representantes do setor e autoridades, no Sindicato Rural de Campo Grande (SRCG). O evento debateu os desafios da comercialização do produto, em palestras e apresentação de casos de sucesso.

O assessor técnico da Comissão Nacional de Pecuária de Leite da CNA, Thiago Rodrigues, foi um dos palestrantes e afirmou atualmente a atividade do leite se resume a uma palavra: eficiência. “O produtor hoje que não for eficiente está fadado a sofrer os males da ingerência do negócio dele. O primeiro ponto que a gente sempre alerta é que é preciso ter conhecimento do seu negócio, da porteira para dentro é preciso saber exatamente o que acontece”, explicou.

Segundo o vice-presidente do SRCG, André Moraes, os produtores rurais ficarão muito felizes no dia que conseguirem comercializar um litro de leite ao preço de um litro de água. “Temos reuniões todas as segundas-feiras e em todas o leite está na pauta. Nosso diagnóstico é de que temos um governo que nos escuta, mas para isso precisamos nos unir, nos organizar e levar isso às autoridades. No leite hoje temos um gráfico em queda e temos de consertar isso”.

Ele se refere à queda de 46% na produção estadual de leite nos últimos quatro anos, passando de 364 milhões de litros em 2014 para 198 milhões de litros em 2018. Diretor do Sindicato Rural de Campo Grande e presidente do Conseleite (Conselho Estadual de Leite), Wilson Igi classifica o leite como um produto em extinção em Mato Grosso do Sul.

O superintendente da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro), Rogério Beretta, destacou que para vencer os desafios da comercialização é preciso estudar toda a cadeia. “Os desafios são muitos e o Governo precisa estar presente. É um conjunto de fatores importantes, onde é essencial a assistência técnica e o produtor precisa estar aberto para isso, estar aberto para a expectativa do consumidor, saber o que ele quer”, destaca.

“O cooperativismo está para dar suporte à cadeia do leite, um alimento imprescindível ao ser humano. A OCB/MS, que hoje completa 40 anos, esteve sempre ao lado do produtor de leite e continua desenvolvendo projetos para fomentar esse segmento do agronegócio”, declarou o presidente da OCB/MS, Celso Régis.

Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-1419
 flickr.com/photos/canaldoprodutor
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil
 youtube.com/agrofortebrasilforte

Áreas de atuação

Matérias Relacionadas