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CNA mostra o potencial de expansão de produtos lácteos na China
MG 9029

Confederação participou de audiência pública na Câmara dos Deputados

29 de outubro 2019
Por CNA

Brasília (29/10/2019) – A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil participou, na terça (29), de audiência pública na Câmara dos Deputados sobre o mercado chinês e o acordo comercial com a União Europeia para o mercado lácteo.

Durante o debate, o assessor de relações internacionais da CNA, Thiago Masson, apresentou as oportunidades existentes com foco no mercado consumidor de lácteos na China. Recentemente o país habilitou 24 plantas exportadoras de lácteos do Brasil. “Foi uma excelente notícia para o setor”.

“Pesquisas internacionais mostram que o consumo de produtos lácteos na China está crescendo de maneira exponencial. E não se restringe aos segmentos de leite em pó e fórmulas infantis. Iogurtes e queijos começam a ganhar mais espaços nas gôndolas dos supermercados das grandes cidades”, declarou.

Por outro lado, segundo o assessor, a produção local de leite é limitada por fatores naturais. E as importações devem seguir o ritmo do mercado interno. “O aumento da renda média das famílias e a crescente percepção dos consumidores mais jovens pelas propriedades nutricionais dos lácteos explicam boa parte dessa expansão O estímulo ao consumo de produtos lácteos também está explicitamente pautado no planejamento econômico do estado chinês”, analisou o assessor da CNA.

Para ele, a proximidade geográfica de concorrentes com acordos de livre comércio e as limitações da cadeia de refrigeração na China são alguns dos desafios para as marcas brasileiras.

O assessor da CNA ressaltou a necessidade de desoneração tributária da cadeia produtiva. “Para melhorar a competitividade dos produtos lácteos brasileiros é necessário reduzir os custos do produtor rural brasileiro”.

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