CNA levanta custos de produção de arroz e café
Plantacao de trigo

Projeto Campo Futuro realizou coleta de dados nos municípios de Uruguaiana (RS) e Caconde (SP)

9 de junho 2022
Por CNA

Brasília (09/06/2022) – O Projeto Campo Futuro da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) realizou, no início desta semana, o levantamento de custos de produção das culturas de arroz e café, nos estados do Rio Grande do Sul e São Paulo.

Os painéis contaram com o apoio das federações de agricultura e pecuária estaduais e de técnicos do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) e do Centro de Inteligência de Mercados da Universidade Federal de Lavras (CIM/UFLA).

Arroz – O encontro para o levantamento de custos de produção do arroz foi realizado na segunda (6) e reuniu agricultores do município de Uruguaiana (RS), principal região produtora de arroz do estado.

De acordo com o assessor técnico da CNA, Tiago dos Santos Pereira, os agricultores informaram que a estiagem afetou a região de forma heterogênea, mas no geral, faltou água nas barragens para irrigação dos arrozais.

Dados preliminares relevaram que a produtividade média obtida por hectare foi de 166 sacas de 50 quilos, uma redução de 20% em relação ao levantamento realizado em 2021 na região.

Café – Já o painel de custos de produção do café arábica ocorreu na terça (7), em Caconde (SP), e reuniu produtores rurais e o presidente do sindicato rural do município, Ademar Pereira.

De acordo com o relato dos cafeicultores, as adversidades climáticas ocorridas por dois anos consecutivos (seca em 2020 e geadas em 2021) impactaram a produtividade média da região, que foi reduzida de 40 sacas para 35 sacas por hectare.

Segundo a assessora técnica da CNA, Raquel Miranda, em comparação com o painel realizado no ano passado para a mesma propriedade modal, o desembolso com os principais componentes do custo de produção teve alta expressiva: mecanização (48%), mão de obra (160%), corretivos (189%) e fertilizantes (325%).

Conheça o Projeto Campo Futuro.

Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-4135/1421/1447
  flickr.com/photos/canaldoprodutor
  twitter.com/SistemaCNA
  facebook.com/SistemaCNA
  instagram.com/SistemaCNA
  facebook.com/SENARBrasil
  youtube.com/agrofortebrasilforte