Logo CNA

CNA destaca sistemas produtivos do cacau brasileiro na Holanda
Amsterda1

Reunião foi realizada nos dias 6 e 7 de fevereiro em Amsterdã

7 de fevereiro 2024
Por CNA

Brasília (07/02/2024) – A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) destacou os sistemas produtivos do cacau brasileiro no encerramento da reunião da World Cocoa Foundation Partnership Meeting 2024, na quarta (7), em Amsterdã, na Holanda.

O encontro reúne uma rede de colaboração internacional para construção de soluções sustentáveis para o setor do cacau. Em 2025, será a vez de São Paulo sediar o World Cocoa Foundation Partnership Meeting.

São Paulo sediará a próxima reunião do grupo São Paulo sediará a próxima reunião do grupo

De acordo com o diretor da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado da Bahia (Faeb) e presidente da Câmara Setorial do Cacau do Ministério da Agricultura, Guilherme Moura, a presença brasileira foi positiva e o Brasil ganha relevância nesse contexto da produção mundial de cacau.

"A participação do Brasil na reunião foi muito boa. Fizemos três painéis, nos quais pudemos falar sobre os nossos sistemas sustentáveis de produção. Com isso, o Brasil entra no circuito como uma grande alternativa de país produtor. A nossa participação aqui foi tão positiva que ajudou nesse processo decisório”, destaca.

Moura contextualizou a importância do agro na economia brasileira, apresentou o trabalho realizado pela CNA em prol da cadeia produtiva e mostrou um panorama sobre a cacauicultura brasileira.

Guilherme Moura durante apresentação em painel Guilherme Moura durante apresentação em painel

“Foi uma grande oportunidade poder apresentar, em um fórum internacional tão qualificado, a realidade do sistema de produção do cacau no Brasil, o nosso potencial de aumento de produção e renda para o produtor rural em sistemas agroflorestais sustentáveis que garantem a manutenção da mata e da biodiversidade brasileira”, explica o representante da CNA.

Nesta quinta (8), Moura vai se reunir com stakeholders da cadeia produtiva do cacau. Após as reuniões, ele também participará da Feira Chocoa, considerada uma das mais importantes de inovação, tecnologia, sustentabilidade e tendências de mercado da cadeia mundial.

Áreas de atuação

Matérias Relacionadas