Notícias
CNA debate panorama de mercado de flores e plantas ornamentais
Entidade participou da reunião da Câmara Setorial, na quarta (22)
Brasília (22/03/2023) – A CNA participou, na quarta (22), da reunião da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva de Flores e Plantas Ornamentais para debater, entre outros temas, o panorama do setor no mercado doméstico.
Participaram do encontro representantes do setor produtivo, de comercialização no varejo e atacado, governo, instituições de pesquisa, além de floristas.
Durante a reunião, foram apresentados os resultados do primeiro trimestre. De forma geral, os dados foram positivos, com elevação dos volumes comercializados frente ao mesmo período do ano anterior. Por outro lado, o segmento de gramas, que apresenta escoamento dependente da construção civil, apresentou retração no período.
Outro ponto discutido foi a necessidade de atualização de normas que regem o setor. Foram citados como exemplo temas referentes à produção, comercialização e registro de sementes e mudas, bem como registro de defensivos.
Em relação ao o registro de defensivos, sejam eles químicos ou biológicos, a assessora técnica da CNA, Letícia Barony, comentou sobre o avanço obtido com a consulta pública finalizada em fevereiro, que tratava do registro e extrapolação de Limite Máximo de Resíduo (LMR) para Culturas com Suporte Fitossanitário Insuficiente (CSFI) e pequenos usos, que inclui flores e plantas ornamentais.
“O tema foi abordado em consulta pública, de forma a trazer maior segurança jurídica ao produtor e, especialmente, ampliar a gama de produtos registrados, com eficiência agronômica e segurança no uso, validadas pelos órgãos competentes”, explicou Letícia.
Na reunião, os representantes debateram ainda a necessidade de melhor compreensão sobre dados setoriais, como território em produção, geração de empregos e de valor.
Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-1419
flickr.com/photos/canaldoprodutor
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil
youtube.com/agrofortebrasilforte