Logo CNA

CNA debate panorama de mercado de flores e plantas ornamentais
48749601311 69cd3b7528 c

Entidade participou da reunião da Câmara Setorial, na quarta (22)

22 de março 2023
Por CNA

Brasília (22/03/2023) – A CNA participou, na quarta (22), da reunião da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva de Flores e Plantas Ornamentais para debater, entre outros temas, o panorama do setor no mercado doméstico.

Participaram do encontro representantes do setor produtivo, de comercialização no varejo e atacado, governo, instituições de pesquisa, além de floristas.

Durante a reunião, foram apresentados os resultados do primeiro trimestre. De forma geral, os dados foram positivos, com elevação dos volumes comercializados frente ao mesmo período do ano anterior. Por outro lado, o segmento de gramas, que apresenta escoamento dependente da construção civil, apresentou retração no período.

Outro ponto discutido foi a necessidade de atualização de normas que regem o setor. Foram citados como exemplo temas referentes à produção, comercialização e registro de sementes e mudas, bem como registro de defensivos.

Em relação ao o registro de defensivos, sejam eles químicos ou biológicos, a assessora técnica da CNA, Letícia Barony, comentou sobre o avanço obtido com a consulta pública finalizada em fevereiro, que tratava do registro e extrapolação de Limite Máximo de Resíduo (LMR) para Culturas com Suporte Fitossanitário Insuficiente (CSFI) e pequenos usos, que inclui flores e plantas ornamentais.

Imagem

“O tema foi abordado em consulta pública, de forma a trazer maior segurança jurídica ao produtor e, especialmente, ampliar a gama de produtos registrados, com eficiência agronômica e segurança no uso, validadas pelos órgãos competentes”, explicou Letícia.

Na reunião, os representantes debateram ainda a necessidade de melhor compreensão sobre dados setoriais, como território em produção, geração de empregos e de valor.

Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-1419
  flickr.com/photos/canaldoprodutor
  twitter.com/SistemaCNA
  facebook.com/SistemaCNA
  instagram.com/SistemaCNA
  facebook.com/SENARBrasil
  youtube.com/agrofortebrasilforte

Áreas de atuação