Logo CNA

CNA debate novas tecnologias e desafios para a produção de hortaliças
IMG 6733

Temas foram discutidos em reunião da Comissão Nacional da entidade

19 de novembro 2019
Por CNA

Brasília (19/11/2019) – A Comissão Nacional de Hortaliças e Flores da CNA debateu novas tecnologias e desafios para inovação no setor durante reunião na terça (19), em Brasília.

Na opinião do presidente da Comissão da CNA, Manoel José Gonçalves de Oliveira, o foco da produção é a segurança alimentar e a implementação da rastreabilidade, algo que está diretamente ligado às minor crops (pequenas culturas que não contam com defensivos específicos para uso na produção).

“Isso é fator decisivo de sucesso na produção. Faremos caravanas a partir do próximo ano para se aproximar o máximo possível do produtor e entender essa dificuldade no dia a dia dele”, disse Oliveira.

Manoel de Oliveira

Para o chefe-geral da Embrapa Hortaliças, Warley Marcos Nascimento, a recente Instrução Normativa assinada pelo Ministério da Agricultura e pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que prevê o monitoramento e o controle de resíduos de defensivos agrícolas em vegetais frescos e frutas, também vai favorecer a rastreabilidade e trazer benefícios.

“Isso será bom tanto para consumidores quanto para produtores, que poderão garantir a procedência e a qualidade dos seus produtos e, com isso, colocá-los no mercado com um preço diferenciado”, afirma Nascimento.

Ele entende que outro desafio é atender às exigências de um novo perfil de consumidores, que buscam produtos de melhor qualidade e aparência, mais saudáveis e convenientes.

A pauta do encontro, que contou com a participação de representantes de Federações de Agricultura estaduais por videoconferência, também abordou temas como as ações do GT Minor Crops Brasil e a estruturação do plano de ação da Comissão para 2019.

A programação teve, ainda, uma apresentação feita pela coordenadora de Relações Internacionais da CNA, Camila Sande, sobre o Projeto de Internacionalização do Agro. O coordenador de Produção Agrícola da CNA, Maciel Silva, acompanhou as atividades.

Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-1419
Foto: Wenderson Araujo
flickr.com/photos/canaldoprodutor
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil

Áreas de atuação