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CNA debate estradas vicinais na 24ª Marcha dos Prefeitos
Evento foi promovido pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM), na quarta (29)
Brasília (30/03/2023) - A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) participou, na quarta (29), do painel “Desenvolvimento Rural: os desafios da circulação de pessoas e cargas em estradas vicinais”, na 24ª Marcha dos Prefeitos promovida pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM), em Brasília.
As duas confederações assinaram um acordo de cooperação técnica para realização de um estudo que vai levantar informações sobre problemas e gargalos relacionados às estradas vicinais, que são vias na maior parte não pavimentadas que ligam, normalmente, a zona rural à cidade.
Elisangela Pereira Lopes, assessora técnica da Comissão Nacional de Logística e Infraestrutura da CNA, apresentou a visão do agro, com foco no transporte de cargas e escoamento da produção agropecuária brasileira.
“A cadeia do agronegócio depende das estradas vicinais, uma vez que fornece insumos às fazendas e distribui os produtos às indústrias, comércio e ao mercado consumidor”, afirmou. “Para ser cada vez mais competitivo, o agro precisa de infraestrutura logística”.
Elisangela ressaltou que o agro contribui para o desenvolvimento dos municípios brasileiros e traz melhoria nos indicadores socioeconômicos ao gerar emprego e renda.
“Desenvolver as cidades resulta em aumento de arrecadação e dos recursos que podem ser aplicados na melhoria do município, inclusive destinados às estradas rurais”.
Segundo ela, as vicinais são estratégicas principalmente para as novas fronteiras agrícolas como o estado do Mato Grosso – maior produtor de soja e milho – e a região do Matopiba, que engloba os estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia, que precisam das estradas para escoar a produção.
A assessora técnica citou dados de um estudo que a CNA desenvolveu em 2013 que servirá como referência para o novo levantamento. Nele, a confederação apontou como um dos principais gargalos a falta de informações sobre as condições das vicinais, além dos prejuízos enfrentados pelo setor e o aumento do custo operacional da atividade.
Para o novo estudo, Elisangela reforçou a importância de se fixar as prioridades, ou seja, mapear as vicinais mais importantes e identificar as regiões estratégicas. Ela citou ainda a criação da Política Nacional de Mobilidade Rural e Apoio à Produção, prevista no Projeto de Lei nº 1146/2021 do deputado Christino Áureo (PP/RJ).
“A CNA entende que precisa conversar com os municípios, por isso a parceria com a CNM é importante para discutirmos as demandas e fazermos os encaminhamentos necessários. Inclusive, a criação de um grupo de trabalho com alguns municípios nos ajudará a mapear os gargalos e encontrar soluções.”
Segundo o assessor técnico da CNM, Adilson Fernandes Indi, as estradas vicinais estão na pauta prioritária da confederação, e a ideia da parceria com a CNA é levantar dados para a elaboração de propostas que subsidiem políticas públicas que atendam produtores e prefeituras.
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