CNA capacita produtores de café para exportação
Seminário gratuito mostra como pequenos e médios produtores podem alcançar novos mercados
Brasília (27/10/2021) – O café é a segunda bebida mais consumida no mundo e para ajudar mais cafeicultores brasileiros a conquistar a novos mercados, o projeto Agro.BR iniciou, na quarta (27), uma capacitação virtual com foco na exportação do produto.
O Agro.BR é um projeto da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) para capacitar, planejar e viabilizar a geração de negócios internacionais para pequenos e médios empresários rurais brasileiros.
O primeiro dia do evento foi dedicado a apresentar as melhores certificações indicadas para diferentes mercados, as vantagens em exportar o café em pequenos e grandes lotes e oportunidades e tendências de consumo na Ásia.
Na abertura, a coordenadora de Promoção Comercial da CNA, Camila Sande, ressaltou que a cafeicultura é o setor que tem maior representatividade no projeto.
“O Brasil é o maior produtor e maior exportador de café no mundo e ainda temos um vasto mercado a conquistar, como o de cafés especiais. Por isso, o Agro.BR incentiva e oferece capacitação para que os cafeicultores tenham oportunidades de acessar mercados internacionais”, destacou.
O consultor do Agro.BR em Minas Gerais, Ricardo Abreu, lembrou que das 954 empresas rurais inscritos no Agro.BR , 304 são de empreendedores do setor de café.
“Em 2020, 68 empresas apoiadas pelo Agro.BR alcançaram a marca de US$ 158 milhões em exportação. Já no primeiro trimestre de 2021, 56 empreendedores rurais negociaram a quantia de US$ 89 milhões. Isso indica que nós vamos ultrapassar os valores do ano passado”.
O assessor de Relações Internacionais da CNA, Rafael Gratão, intermediou os debates.
Os participantes conheceram as melhores certificações para diferentes mercados com a apresentação dos representantes da startup Certificafé, Mauro Júnior e Luciano Oliveira. Eles mostraram como a tecnologia pode reduzir o tempo e o custo do processo de certificação agrícola para fazendas produtoras de café.
Em seguida, a representante da empresa Agrorigem, Danielle Mohallen, apresentou na prática o trabalho de conectar cafeicultores a compradores internacionais e oportunidades de negócios para cafés especiais com identidade e origem.
Se você é produtor de café e tem dúvidas sobre o universo da exportação, aproveite a oportunidade e participe do projeto Agro.Br .
Na quinta (28), a capacitação virtual segue com informações sobre oportunidades e desafios para o café brasileiro na China e exportação em grandes volumes.
Inscreva-se no projeto Agro.Br gratuitamente: https://cnabrasil.org.br/agrobr/index
Assessoria de Comunicação CNA
Foto: Wenderson Araujo
Telefone: (61) 2109-1419
flickr.com/photos/canaldoprodutor
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil
youtube.com/agrofortebrasilforte