Notícias
CNA apresenta custos de produção da aquicultura em congresso internacional
Entidade participou do International Fish Congress & Fish Expo Brasil (IFC), em Foz do Iguaçu (PR), na quinta (21)
Brasília (22/09/2023) – A assessora técnica da Comissão Nacional de Aquicultura da CNA, Larissa Mouro, apresentou os resultados do projeto Campo Futuro para a cadeia em 2023, durante o International Fish Congress & Fish Expo Brasil (IFC), em Foz do Iguaçu (PR).
O evento aconteceu de 19 a 21 de setembro, com representantes de 18 países. A assessora da CNA participou do painel “Planejamento e Gestão na Aquicultura”, na manhã de quinta (21).
Larissa Mouro explicou que o Campo Futuro realiza o levantamento dos custos de produção e acompanhamento de 66 cadeias agrícolas e pecuárias desde 2007, em mais de 360 municípios.
Para a aquicultura, os levantamentos ocorrem desde 2014 e já foram realizados mais de 38 painéis em 10 estados na produção de tilápia, camarão, tambaqui, entre outras. Esse ano, o projeto realizou dois painéis de peixe-panga, um de camarão e dois de tilápia.
“Os dados mostram o impacto da eficiência produtiva da atividade nos resultados econômicos. Vimos que 60% da renda bruta dos piscicultores foram imobilizadas para o custeio da ração. Já na carcinicultura, a alimentação foi responsável pela imobilização de 24% da receita proveniente da comercialização dos camarões”, explicou.
Em relação à tilápia, Mouro afirmou que o painel realizado em Guapé (MG) evidenciou margens negativas em consequência da mortalidade elevada e produtividade inferior quando comparado ao painel realizado em Morada Nova de Minas (MG).
"Apesar do Custo Operacional Efetivo (COE) ter sido superior em Morada Nova de Minas, a produtividade elevada associada à eficiência na produção trouxe margens positivas para a atividade."
Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-1419
flickr.com/photos/canaldoprodutor
cnabrasil.org.br
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil
youtube.com/agrofortebrasilforte