ALIMEN T AN D O O B R A SILEIRO

CNA anuncia vencedores do Prêmio Artesanal de Cerveja
13 11 Cerveja Todos

Cerimônia foi realizada na terça (12), em Brasília (DF)

13 de novembro 2024
Por CNA

Brasília (13/11/2024) – A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil anunciou, na terça (12), em uma cerimônia na sede da entidade, as vencedoras do Prêmio CNA Brasil Artesanal 2024 de cerveja.

O concurso premiou dez marcas de cervejas em duas categorias: Ale (alta fermentação) e Lager (baixa fermentação). Confira a lista completa de vencedores no link .

O evento contou com a presença dos finalistas do concurso e seus familiares, especialistas, entidades, parlamentares, representantes de embaixadas, diretores do Sistema CNA/Senar e presidentes de Federações estaduais de agricultura e pecuária.

João Martins, presidente da CNA João Martins, presidente da CNA

Na abertura do evento, o presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil, João Martins, ressaltou o trabalho e os projetos do Sistema CNA/Senar para apoiar os produtores rurais. “O Brasil é um país com uma diversidade incrível de clima, sol e capacidade produtiva. A cerveja artesanal faz parte disso. Vocês, que estão aqui, também são agro. A cerveja é agro, feita com produtos da agricultura", destacou Martins.

Segundo Martins, o Sistema CNA/Senar está “sempre pronto para apoiar e transformar os pequenos produtores com inovação, para que sejam mais competitivos”, afirmou.

Vencedores – A premiação começou pela categoria Ale e o vencedor foi o produtor José Macedo, com a cerveja Aratinga Fruit Beer, do município de Ribeira do Pombal, na Bahia.

O segundo colocado foi o produtor Ricardo Lima, da cerveja Aurora Goiaba Sour, da cidade de Guarapuava, no Paraná; o terceiro lugar ficou com Robert Krause, com a cerveja Weiss, do município de Igrejinha, no Rio Grande do Sul; em quarto ficou Paulo Dapper, com a cerveja Barley Wine, de Novo Hamburgo, Rio Grande do Sul; o quinto colocado foi Tácio Montes, com a cerveja Seja Minha Luz, de Brasília, Distrito Federal.

Murilo de Araújo Nunes recebe o prêmio de primeiro lugar no concurso na categoria Ale; Daniel Carrara, diretor geral do Senar Murilo de Araújo Nunes recebe o prêmio de primeiro lugar no concurso na categoria Ale; Daniel Carrara, diretor geral do Senar

"Este prêmio é para a agricultura baiana e para a Cooperacaju, que há mais de 15 anos leva o agro da Bahia para o mundo. Dedico este troféu a toda a rede de agricultores da cooperativa e aos parceiros. Sem eles, nada disso seria possível ", afirmou Murilo de Araújo Nunes, gestor da Rede Coopera Caju que faz a cerveja vencedora Aratinga Fruit Beer.

O vencedor da categoria Lager foi o produtor Alexandre Lewis Xerxenevsky, com a cerveja Galo Velho Cold IPA, de São Paulo.

Alexandre Lewis Xerxenevsky, primeiro lugar na categoria Lager do concurso Alexandre Lewis Xerxenevsky, primeiro lugar na categoria Lager do concurso

Na segunda colocação ficou o produtor José Marcos, da cerveja Vemaguet 67, de Campos do Jordão (SP); em terceiro lugar ficou novamente o produtor Robert Krause, com a cerveja Export, do município de Igrejinha, no Rio Grande do Sul; a quarta posição foi para Raphael Vieira, com o Chope Puro Malte Pilsen, da cidade de Ubá, Minas Gerais; e a produtora Patrícia Mercês ficou em quinto lugar com a cerveja Colombina Cold Brew Lager, da cidade de Aparecida de Goiânia, Goiás.

Vencedores da categoria Lager do Prêmio CNA Brasil Artesanal Vencedores da categoria Lager do Prêmio CNA Brasil Artesanal

Alexandre falou sobre a importância da premiação. “Obrigado à CNA por esse concurso incrível e inovador, que valoriza quem realmente importa nesse país que são os pequenos. Também sou imensamente grato à minha esposa Rogéria, pois sem ela a cervejaria simplesmente não existiria. Foi ela, com sua força e dedicação, quem fundou a cervejaria que hoje está sendo premiada”, disse, visivelmente emocionado.

Os cinco primeiros colocados do concurso, nas duas categorias, receberam certificados e prêmios em dinheiro.

Os três primeiros vencedores de cada categoria também receberam troféus e um Selo de Participação (Ouro, Prata ou Bronze, conforme a classificação) do Prêmio CNA Brasil Artesanal 2024 – Cerveja.

Imagem

Esta edição do concurso foi realizada pela CNA em parceria com o Sebrae, Associação Brasileira da Cerveja Artesanal (Abracerva), Sindicato Nacional da Indústria da Cerveja (Sindicerv) e Papo de Sommèliere.

Prêmio CNA Brasil Artesanal – A premiação é uma iniciativa do Programa Nacional de Alimentos Artesanais e Tradicionais da CNA para valorizar os pequenos e médios produtores rurais, com foco na profissionalização da atividade e na agregação de valor dos alimentos que produzem.

O Prêmio CNA Brasil Artesanal é realizado desde 2019. Já foram feitos concursos para produtores de chocolates, queijos, salames, cachaças, charcutaria, azeites e vinhos, cafés especiais e mel.

Veja como foi a entrega do Prêmio CNA Brasil Artesanal Cerveja - 2024


Todas as fotos da cerimônia estão disponíveis no Flickr do Sistema CNA/Senar .