Logo CNA

Campo Futuro apresenta resultados dos custos de produção da pecuária em Goiás
7 B870414 1 B97 4010 A405 1 A4445859 BC8

Em 2023, projeto realizou 33 painéis da atividade em 8 estados

14 de setembro 2023
Por CNA

Goiânia (14/09/2023) - O Sistema CNA/Senar promoveu, na quinta (14), o terceiro evento do Circuito de Resultados do Projeto Campo Futuro, em Goiânia (GO), para apresentar os principais dados dos levantamentos dos custos de produção da pecuária no estado.

Imagem

Os técnicos do Projeto realizaram 32 painéis em oito estados. Os encontros reuniram produtores, pesquisadores e representantes de sindicatos rurais, de Federações de Agricultura e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).

“Para nós do Sistema Faeg/Senar é uma grande satisfação receber um evento tão importante em um momento que é tão oportuno pelo que estamos vivenciando na pecuária de leite e de corte, onde os produtores com muita dificuldade nessa pressão de baixa dos preços, um evento desse traz oportunidade de conhecimento com dados que proporciona a tomada de decisão mais assertiva”, destacou o vice-presidente institucional da Faeg, Ailton Vilela.

Durante o evento, o vice-presidente administrativo da Faeg, Armando Rollemberg, ressaltou a relevância do projeto Campo Futuro. “Os dados apresentados hoje aqui estarão disponíveis para que os produtores possam de fato usufruir das informações para melhor tomada de decisão e também para que todos os órgãos e setores possam pensar políticas públicas aplicáveis que possam mudar a realidade do setor. Temos tempos difíceis pela frente no leite e no corte e em tempos assim, mais do que nunca, precisamos de informação de qualidade e de apoio técnico para tomada de decisões”, enfatizou.

vice-presidente administrativo da Faeg, Armando Rollemberg vice-presidente administrativo da Faeg, Armando Rollemberg

Para o superintendente do Senar em Goiás, Dirceu Borges, os dados divulgados pelo Campo Futuro são importantes ferramentas e, aliados à assistência técnica e gerencial, se tornam essenciais para as propriedades rurais.

Campo Futuro – Nas palestras, o assessor técnico da CNA, Thiago Rodrigues, apresentou os custos de produção revelados pelo Projeto. Ele mostrou o desempenho dos produtores de bovinocultura de leite e de corte em Goiás e falou sobre como os produtores rurais devem se planejar para o próximo ano.

Thiago Rodrigues, Assessor técnico da CNA Thiago Rodrigues, Assessor técnico da CNA

“O produtor ainda está sofrendo com custos de produção em alta e a receita em patamares mais baixos nos últimos anos”, destacou o assessor da CNA.

Thiago Rodrigues fez uma apresentação detalhada sobre a atividade da pecuária, tanto de leite quanto de corte, com as informações dos painéis realizados em Goiás. Ele também apresentou características de propriedades modais, pontos forte e de melhorias encontrados na análise para exemplificar aos produtores do evento.

O especialista em Produção Animal e coordenador do Instituto Inttegra Métricas Agropecuárias, Antônio Chaker Neto, fez uma palestra sobre como investir tempo e dinheiro de forma assertiva na pecuária de corte. Ele também é autor do livro “Como ganhar dinheiro na pecuária. Os segredos da gestão descomplicada”.

Antônio Chaker Neto Antônio Chaker Neto

“Quando percebemos que no final das contas o que importa mesmo em momentos desafiadores é ampliar a visão e estar à frente no tempo, tudo fica mais fácil. Para a pecuária de corte, por exemplo, essa visão tem que ser de cerca de quatro anos, de acordo com o ciclo de produção”, destacou Neto.

Durante o evento foi realizado o Espaço Tecnologia, que contou com informações sobre o projeto Leite Bem, de controle leiteiro desenvolvido pela Faeg, o Senar apresentou o projeto Talentos do Campo e uma startup mostrou o projeto de reconhecimento e pesagem de gado utilizando câmeras por meio de Inteligência Artificial.

O diretor da empresa Labor Rural, Christiano Nascif, apresentou o painel “Defina um alvo para a atividade leiteira, de preferência financeiro”. Ele fez uma análise econômica, e falou sobre soluções sustentáveis que proporcionam maior eficiência técnica e econômica, através de uma gestão completa e efetiva para o seu empreendimento rural.

Imagem

“O alvo deve ser a rentabilidade do negócio. O foco deve ser no financeiro, mas esse só saudável com resultados se ocorrer um técnico equilibrado. A Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do Senar faz muito bem esse trabalho”, disse o especialista.

Ele também destacou que a escala de produção, os preços e custos equilibrados e a eficiência no uso de recursos são os pilares para o setor de pecuária do país. Para Nascif, o produtor rural deve estar atento a essas informações para obter melhores resultados.

As perspectivas de mercado de proteína animal e insumos foi apresentada pelo Diretor de Inteligência de Negócios da Minerva Foods, Sérgio De Zen. Ele falou do comportamento do mercado no período da pandemia e mostrou como se apresenta o consumo de proteínas animais em países como a China e os Estados Unidos e as oportunidades de negócios que se apresentam.

Sérgio De Zen Sérgio De Zen

Zen também fez uma análise sobre as perspectivas políticas e Econômicas do Brasil e falou sobre os preços relativos na pecuária.

Confira os principais dados apresentados

• Na pecuária de corte, enquanto o preço de venda da cria recuou 19% em Goiás, os custos aumentaram 21%

• A alimentação do rebanho é responsável por 50,2% do COE na pecuária de leite em Góias

• A suplementação na pecuária de corte foi responsável por 35,9% do COE

• 37% do capital imobilizado na atividade leiteira é com a terra

• Na pecuária de leite os produtores que obtiveram maior produtividade (l/ha/ano) apresentaram menor estoque de capital investido por litro de leite, maior margem líquida e consequentemente maior rentabilidade, sendo mais atrativas do que as demais propriedades

• No sistema de cria da pecuária de corte o COE superou R$ 150,00/@

Os produtores – Durante o evento, os produtores rurais elogiaram a iniciativa da CNA no desenvolvimento do projeto Campo Futuro. O produtor e vice-presidente do Sindicato Rural de Guapo (GO), Fernando Caixeta, disse que foi uma grande oportunidade participar do evento.

“O circuito nos dá acesso a uma série de dados e informações que nos dá mecanismo de trabalhar melhor o resultado. Hoje o Agro tem sido uma força poque sabemos nos preparar. Esse é o momento que, você tendo resultado, sabendo o que está acontecendo e o que é o momento do mercado, tem uma possibilidade melhor de se prever, de se programa e de enfrentar essa situação. É isso que tem feito a diferença dos nossos produtores rurais para trabalharmos melhor de uma maneira mais eficiente”, explicou o produtor rural.

Para Lauro Henrique Ferro de Moraes, do Sindicato Rural de Paraúna, disse que é importante para todo produtor rural conhecer o nível que está sua propriedade e como está o desenvolvimento da pecuária e comparar com os seus números e identificar a posição que ele está e se ele como conseguir crescer na atividade melhorando seus índices.

O produtor de pecuária de leite e presidente do Sindicato Rural de Alexânia, Rinaldo Tomazini Filho, disse que o momento foi muito propício para a realização do evento do Circuito. “Nós produtores estamos passando período desafiador. Precisamos nos atualizar e saber até onde ir com essas informações absorvidas no evento”, destacou.

Sobre o Projeto Campo Futuro - A iniciativa é realizada pela CNA e pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), em parceria com universidades e centros de pesquisa para levantamento dos custos de produção da agropecuária e geração de informação para o gerenciamento rural.

Neste ano, foram levantados os custos de produção de 34 atividades, divididas entre cereais, fibras e oleaginosas (soja, milho, arroz, algodão, trigo, aveia, feijão e sorgo), frutas (mamão, cacau e banana), hortaliças (alface, cebola, batata e pimentão), silvicultura (pinus, eucalipto e borracha), café (arábica e conilon), pecuária de leite, avicultura (corte e postura), suinocultura (independente e integrado – UT e UPL), aquicultura (tilápia, pangassius e camarão) e pecuária de corte (sistemas de cria, recria, recria e engorda e confinamento).

Já foram realizados eventos do Circuito de Resultados do Projeto Campo Futuro de Grãos, em Carazinho (RS) e Cana-de-açúcar, em São Miguel dos Campos (AL).

Confira a data dos próximos eventos do Circuito de Resultados do Projeto Campo Futuro:

19/09 – Cacau/Altamira (PA)

20/09 – Café/Caconde (SP)

Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-1419
flickr.com/photos/canaldoprodutor
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil
youtube.com/agrofortebrasilforte