Notícias
Campo Futuro analisa custos de produção em Minas Gerais
Projeto levantou os custos da aquicultura e da pecuária de corte em três municípios
Brasília (23/06/2023) – O Projeto Campo Futuro promoveu, nesta semana, três painéis de levantamento de custos nas cadeias da aquicultura e pecuária de corte em Minas Gerais, nos municípios de Guapé, Morada Nova de Minas e Santa Vitória.
Os encontros foram promovidos pela CNA, com a participação de produtores, sindicatos rurais e representantes de entidades parcerias e da Federação da Agricultura e Pecuária do estado de Minas Gerais (Faemg).
Aquicultura - O projeto analisou os custos de produção da tilápia nos municípios de Guapé e Morada Nova de Minas.
Na região de Guapé, a propriedade modal de três hectares conta com 30 tanques de 27m³ cada e uma produção de 19,49 toneladas por ciclo produtivo.
No município de Morada Nova de Minas, a propriedade modal foi caracterizada pela produção de tilápias em tanques de 72m³ cada e produção de 76,5 toneladas no período de 140 dias, em média.
Nos dois painéis o principal item de impacto nos custos de produção foi a ração, sendo responsável por mais de 65% dos custos operacionais.
Pecuária de corte – Em Santa Vitória (MG), o painel analisou os custos da atividade de recria de bovinos em uma propriedade modal com 448 bovinos comercializados anualmente.
O custo operacional efetivo (COE) ficou em R$ 308,91 por arroba vendida. A aquisição de animais representou 76,4% do COE total e a suplementação mineral, 8,3%.
Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-1419
flickr.com/photos/canaldoprodutor
cnabrasil.org.br
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil
youtube.com/agrofortebrasilforte