ALIMENTAR

É CONSTRUIR

O FUTURO

Minas Gerais

Café: Cursos em gestão são aposta para enfrentar a crise no setor

14 de fevereiro 2019
Por Senar

Com o mercado do café sinalizando tempos mais árduos para os produtores, diante dos baixos preços ofertados pelas indústrias e a falta de chuvas no início de 2019, o gerente do Núcleo da Cooxupé em Alfenas, Sandro Dias, propôs a um grupo de 100 produtores um trabalho diferenciado para que possam atravessar esse período com tranquilidade.  O trabalho está focado na capacitação dos cafeicultores. O  Senar Minas  e Sindicato dos Produtores Rurais de Alfenas são parceiros desse projeto.

Como parte do trabalho, durante a semana de 4 a 9 de fevereiro, um grupo de 18 produtores participam em Alfenas do curso de Custos de Produção, ministrado pelo instrutor Márcio Daúd. O proposta, segundo Sandro, é acompanhar esses produtores por cerca de um ano, para analisar como irão atravessar o período de safra e a comercialização, em cenário que não é favorável à cafeicultura. “A nossa proposta é que os produtores, com mais conhecimento saibam atravessar qualquer situação do mercado e garantir uma boa comercialização”.

O projeto prevê outras capacitações pelo  Senar  como o curso de Marketing e Comercialização. Segundo o gerente da Regional de Passos, Rodrigo de Castro Diniz, a participação dos Núcleos da cooperativa é fundamental para que o  Senar  possa atender melhor os produtores.

Áreas de atuação