Logo CNA

Aprovação do Brasil no Sistema de Frutas da OCDE pode render novos acordos comerciais, diz CNA
X5l8562 0 917088002015283404391

1 de março 2018
Por CNA

Brasília (01/03/2018) – A aprovação do Brasil no Sistema de Aplicação de Padrões Internacionais de Frutas e Hortaliças da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) pode render novos acordos comerciais ao país, de acordo com a avaliação da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).

O tema foi debatido na reunião da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva de Frutas do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) realizada na terça (27), em Brasília.

O sistema da OCDE abrange padrões de classificação e controle da qualidade para facilitar o comércio internacional. Ele também reconhece os sistemas de inspeção dos países participantes.

O assessor técnico da Comissão Nacional de Fruticultura da CNA, Eduardo Brandão, explicou que desde 2014 o Brasil participava do sistema na condição de país observador. “Em 2015 começamos a nos mobilizar, em março de 2017 formalizamos o pedido junto a OCDE e em dezembro foi anunciada a aprovação”.

Para ele, essa é uma grande conquista do setor agropecuário brasileiro. “O Brasil é o primeiro país da América Latina a ser aceito nesse sistema, que possibilitará a melhoria da padronização e inspeção de frutas e hortaliças e a abertura de novos mercados.”.

Os representantes do colegiado também discutiram sobre a Instrução Normativa Conjunta nº 2/2018 que define os procedimentos para aplicação da rastreabilidade para frutas e hortaliças para monitoramento e controle de resíduos de defensivos.

Assessoria de Comunicação CNA/SENAR
Telefone: (61) 2109 1419
cnabrasil.org.br
senar.org.br
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
twitter.com/SENARBrasil
facebook.com/SENARBrasil

Matérias Relacionadas