Logo CNA

Mato Grosso

Alunos da Escola Ranchão realizam imersão em Dia de Campo durante safra do milho
05 12 mai dia de campo fazenda santa clara profarm 5

Os alunos puderam acompanhar de perto o manejo da cultura do milho e refletir sobre oportunidades de carreira no agronegócio.

31 de maio 2023

Por: Comunicação/Senar-MT

Fonte: Comunicação/Senar-MT

Alunos do curso Técnico em Agropecuária da Escola Agrícola Ranchão participaram de um Dia de Campo na Fazenda Santa Clara, em Nova Mutum. O objetivo foi aproveitar a safra para aprofundar os conhecimentos sobre a cultura do milho, sua performance na região e manejo nutricional. O evento foi realizado neste mês de maio e reuniu cerca de 60 estudantes, divididos em duas turmas.

Daniel Barros, conhecido como Goiano, é sócio proprietário da empresa Profarm, uma das organizadoras do evento. Segundo ele, mais importante do que apresentar os conhecimentos técnicos é levar os jovens à reflexão sobre o desenvolvimento da carreira. “Mais do que mostrar produtos e máquinas, falamos sobre pessoas, a importância de planejar o futuro e levá-los a pensarem como gostarão de atuar na profissão”, destaca.

Esse é o segundo ano em que a programação do evento inclui os alunos da escola. Foi dedicada toda uma manhã de trabalho a eles. “Alguns dos que participaram do Dia de Campo no ano passado já estão empregados no mercado de trabalho. Com isso, enxergamos a importância de dar oportunidade para quem está começando. Se conseguirmos contribuir com quem está à nossa volta, estaremos realizados profissionalmente”, afirma Goiano.

A produtora rural Aline Cossetim foi quem abriu as porteiras da sua propriedade para o evento de disseminação de conhecimento. Para ela, que já esteve do outro lado como estudante da unidade escolar, o evento é ainda mais especial. “Estudei na escola, hoje atuo como produtora rural na região e poder contribuir para a formação desses jovens é gratificante”, explica.

Segundo a produtora, a iniciativa incentiva outros produtores rurais a disponibilizarem seus espaços para empresas e estudantes. “Muitos ficam sabendo do evento e nos procuram querendo participar dessas oportunidades. É uma forma de incentivar mais produtores a abrirem espaço para quem está iniciando no mercado de trabalho”, destaca.

Turma exclusivamente feminina discutiu sobre os papeis da mulher no agro.

O Dia de Campo foi organizado pelas empresas Profarm, Forseed e Stoller. Uma das programações foi destinada especificamente para mulheres do agro, seus desafios e oportunidades no campo. O debate contou com a presença de uma turma de estudantes da Escola Ranchão, exclusivamente feminina.

Administração escolar – A Escola Agrícola Ranchão é administrada pelo Senar-MT desde 2022. Neste ano, o Senar-MT iniciou a supervisão pedagógica da matriz curricular da Escola. Além das adequações pedagógicas, a instituição também tem investido em equipamentos para os estudantes.


Matérias Relacionadas