Logo CNA

Tocantins

Agroextrativistas em curso de frutas em Marianópolis
20230303194207 fruticultura em marian polis 4

Iniciativa contou com a participação da Associação das Mulheres Agroextrativistas da APA Cantão

24 de março 2023

Por: Assessoria de Comunicação - Sistema FAET/Senar

O Sindicato Rural de Marianópolis, em parceria com o Senar, levou o curso “Trabalhador na fruticultura” para capacitar trabalhadores rurais da região. “Os alunos conheceram noções de gestão e comercialização de frutíferas. Estamos manuseando ferramentas de gerenciamento da atividade, de maneira a potencializar suas produções”, destacou Daisy Dourado, instrutora que ministrou o curso.

No município, a iniciativa contou com a participação da Associação das Mulheres Agroextrativistas da APA Cantão. As integrantes da entidade realizam a extração de frutas do cerrado como, macaúba e goiaba, transformando em produtos como óleos, polpa de frutas, doces e geleias. No curso, aprenderam novas técnicas e estratégias para vender a produção.

Segundo a responsável pelo curso, a intenção é contribuir com as trabalhadoras na busca de caminhos para fazer os produtos chegarem à mesa dos consumidores. Apesar de terem bons produtos, muitas vezes, a produção não alcança os mercados de consumo e não geram os resultados esperados, desestimulando a atividade.

Maria Ângela Gomes, moradora do Assentamento Onalício Barros, no município de Caseara, que desde 2008 trabalha no cultivo e comercialização de produtos derivados de frutas com o marido, conta que sua principal motivação para participar do curso foi a busca por melhorias na condução do negócio. “Nós já produzíamos e o curso apresentou meios para potencializar a venda, saber o valor das embalagens, rótulos, vidros e higiene; tudo isso é essencial”, relata Maria Ângela.

Ainda segundo a produtora, com o início da safra da goiaba, pretende utilizar o que aprendeu para aprimorar a produção de geleias, licores e compotas. A cada época das frutas que cultiva na propriedade, comercializa os derivados que são uma alternativa de geração de renda para a família. “Através do curso, aprendemos a valorizar nosso produto; é o mais natural possível, e ainda trabalhamos a questão da reciclagem de embalagens”, enfatiza a participante.

Com noções básicas de gestão e comercialização, o treinamento pode abrir caminhos para as mulheres da associação extrativista. No curso, as participantes conheceram formas de controlar os processos da cadeia produtiva das frutas e dominar as etapas da atividade com diagnósticos, planejamento estratégico e o operacional do negócio.

Matérias Relacionadas