Maranhão
Notícias
Agrobalsas Senar atende e capacita mais de 600 produtores rurais da região sul
Instituição levou para a feira uma programação intensa que atraiu, principalmente, pequenos produtores rurais
Por: Raquel Araújo
Fonte: ASCOM Faema / Senar-MA
Balsas (MA) – Considerada uma das maiores feiras agrotecnológicas da região conhecida como MATOPIBA (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia), a Agrobalsas realizou sua vigésima edição na Fazenda Sol Nascente, em Balsas, promovida pela Fundação de Apoio à Pesquisa do Corredor de Exportação Norte (Fapcen).
A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Maranhão (Faema) e o Sindicato Rural de Balsas, sob o patrocínio do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) promoveram uma intensa programação que atendeu e capacitou mais de 600 pessoas, entre produtores e trabalhadores rurais, estudantes de ciências agrárias e jovens aprendizes rurais.
“As feiras são oportunidades em que apresentamos uma pequena amostra dos nossos serviços, tornamos nossa marca mais conhecida e relevante e, principalmente, incentivamos os produtores rurais a melhorarem seus processos produtivos”, destacou o presidente da Faema, Raimundo Coelho.
No Espaço do Produtor Rural, instalado no Pavilhão do Agro no evento, o Sistema Faema/Senar disponibilizou técnicos para atendimento e orientação ao produtor rural, apresentou a oficina de transformação da cana em cachaça e abriu espaço para exposição e comercialização de produtos oriundos do agro, especialmente mel e derivados, e artesanato feito principalmente com fibras naturais.
Nos espaços de vitrines tecnológicas, o Senar apresentou tecnologias e soluções em piscicultura, silagem como alternativa de alimentação animal e cerca elétrica rural. Mais de 500 pessoas buscaram algum tipo de atendimento ou orientação no estande institucional e vitrines tecnológicas.
Mais de 150 produtores e técnicos rurais foram mobilizados para o Encontro de Produtores Rurais da Região Sul
“Aqui, reforçamos a nossa metodologia que nos transformou na maior escola da terra, que é o ‘aprender a fazer fazendo’, demonstrando na prática para o produtor rural que ele pode levar para sua propriedade tecnologias simples e que podem ser rapidamente implantadas”, disse o superintendente do Senar, Luiz Figueiredo.
Equipe técnica comemora resultados positivos de propriedades rurais assistidas na região sul do estado
Além das vitrines o Senar realizou mais cinco cursos de formação profissional rural, entre eles: pilotagem de drones, classificação de grãos , NR – 31.7 – prevenção de acidentes com defensivos agrícolas, e duas turmas do curso de operação e manutenção de tratores agrícolas- uma delas exclusiva para mulheres. No total, mais de 60 pessoas foram capacitadas.
“Essas pessoas estão saindo da feira com um conhecimento testado e aprovado nacionalmente e por milhares de pessoas. Um conhecimento de qualidade, que tem transformado a vida e o futuro no campo, é de forma totalmente gratuita”, destacou o vice-presidente da Faema e gerente técnico do Senar-MA, Carlos Antônio Feitosa.
Encontro de Produtores – O grande destaque da programação foi o Encontro de Produtores Rurais da Região Sul, realizado pela Faema em parceria com o SindiBalsas e patrocínio do Senar.
O evento aconteceu no dia 16 de maio, no auditório do SindiBalsas, com visita técnica à Agrobalsas. Mais de 150 produtores e técnicos rurais, de oito municípios da região, participaram do encontro que apresentou os principais avanços do programa de assistência técnica e gerencial nas propriedades da região.
Dentre as propriedades assistidas na cadeia da ovinocaprinocultura está a do Sr Antônio Teles, produtor rural que veio de Formosa da Serra Negra acompanhar o encontro organizado pela Faema.
“Essa assistência técnica foi fundamental para que a minha propriedade passasse a ser realmente produtiva. Sigo todas as orientações e vejo na prática os resultados positivos. Além disso, em cada participação em feiras conheço uma tecnologia que quero levar para a minha propriedade”, contou o produtor rural que planeja implantar a tecnologia de cerca elétrica rural, que conheceu em uma das vitrines do Senar no Agrobalsas. “Na última edição conheci a tecnologia da silagem, aderi e agora meu rebanho tem alimentação garantida no período de estiagem “, comemorou.
O produtor rural Antônio Teles planeja implantar em sua propriedade tecnologia que conheceu nas vitrines do Senar na Agrobalsas
Depois da Agrobalsas, o presidente Raimundo Coelho já anunciou as próximas feiras agropecuárias que terão ações, serviços e capacitações do sistema Faema / Senar. “Vamos fechar o mês de maio participando simultaneamente da I Agrodutra (30.05 a 01.06), em Presidente Dutra, e da I ExpoCarolina (30.05 a 02.06), em Carolina.