Logo CNA

Minas Gerais

Agro +Verde incentiva preservação com insumos e assistência técnica em MG
Destaque Agro Verde CNA

Participantes serão atendidos durante um ano e meio (18 meses) por técnicos de campo treinados pelo Senar Minas

21 de dezembro 2022

Por: SENAR MINAS

Imagem

Produtores rurais da Bacia do Rio Tijuco, no Triângulo Mineiro, receberam um importante projeto para melhorar a qualidade das pastagens e restaurar áreas de proteção legal dentro das propriedades. É o que prevê o Projeto Agro +Verde, parceria inédita entre o Instituto Antônio Ernesto de Salvo (Inaes), entidade do Sistema Faemg Senar, e a Cargill, que irá beneficiar 200 produtores rurais – 30 na fase piloto e mais 170 na segunda fase.

Os participantes serão atendidos durante um ano e meio (18 meses) por técnicos de campo treinados pelo Senar Minas. As ações já estão sendo desenvolvidas e compreendem o diagnóstico da propriedade, análise de solo para levantar quais serão os insumos necessários e o preparo da área conforme a ação a ser executada. Luiz Fernando Teixeira, produtor de leite há cerca de 10 anos, está animado com a possibilidade de ter assistência técnica que ajude na produção e na sustentabilidade da propriedade de 29 hectares, localizada em Uberaba.

“Quero preparar a pastagem para receber o rebanho e me chamou muito a atenção a questão do meio ambiente também, isso me motivou a participar do projeto”, contou o pecuarista. O técnico de campo José Ricardo da Silva já estudou a propriedade junto com o produtor e explicou que o trabalho em conjunto com a Cargill vai atuar no cercamento de área de reserva legal e APP e restauração de pastagens degradadas. Justamente as ações que Luiz Fernando quer aprimorar.

“Essa parceria vem em boa hora”, garante o técnico José Ricardo. “A maioria dos produtores que eu atendo necessitam de um apoio desses e minha orientação para o Luiz Fernando é para que todos os recursos disponibilizados tenham seu melhor uso. Espero que mais produtores tenham a oportunidade de participar desse projeto”, comentou o zootecnista.

O técnico José Ricardo (de colete) com o produtor Luiz Fernando (de azul) e a família, acompanhando obras na fazenda: projeto vai incentivar diversas melhorias O técnico José Ricardo (de colete) com o produtor Luiz Fernando (de azul) e a família, acompanhando obras na fazenda: projeto vai incentivar diversas melhorias

Produção com sustentabilidade

O Agro +Verde é parte de um conjunto de iniciativas que visam a efetiva participação da Cargill no apoio aos produtores para regularização de suas propriedades, como explica o coordenador de Projetos de Sustentabilidade da empresa, Raphael Hamawaki. “Essa iniciativa está alinhada com o propósito da companhia em nutrir o mundo de maneira segura, responsável e sustentável. Participamos desde a definição e desenho do escopo deste projeto e continuaremos até a fase de monitoramento e avaliação do impacto da iniciativa”. A meta, acrescenta Hamawaki, é restaurar 100.000 ha de vegetação nativa nos próximos cinco anos.

A proposta é recuperar áreas degradadas, otimizar o uso dos recursos naturais disponíveis, potencializar a disponibilidade hídrica e recomposição da vegetação nativa local, sempre com práticas da agricultura de baixo carbono e sistemas de Integração-Lavoura-Pecuária – ILP. “Esperamos, com essa iniciativa, recuperar cerca de 3.000 hectares de pastagem degradada e cerca de 1.500 hectares de passivos ambientais em áreas de reserva legal e preservação permanente”, acrescentou o gerente executivo do Inaes, Celso Furtado Júnior.

O uso dessas tecnologias atende uma das principais demandas do produtor rural, que é produzir, cada vez mais, "de forma sustentável, com eficiência produtiva no uso de suas áreas e maior perspectiva de lucratividade", como pontua o gerente de Projetos do Sistema Faemg, Harrison Belico. "A boa sinergia será fundamental para que um projeto tão promissor venha ao encontro dessa necessidade", reforça.

Sinergia foi justamente o que motivou a criação do Agro +Verde, como conta o gerente regional do Sistema em Varginha, Caio Oliveira. A conversa com a Cargill surgiu a partir de um curso de Recuperação e Proteção de Nascentes organizado pelo Sindicato dos Produtores Rurais de Uberlândia, quando perceberam que muitas práticas de conservação e restauração já eram executadas no Projeto FIP Paisagens Rurais. “Alinhamos vários detalhes em comum para selecionar propriedades que pudessem receber intervenções para melhorar a sustentabilidade na pecuária de corte e de leite. Unimos forças para disponibilizar os insumos, um dos gargalos apontados pelos produtores. Estamos enxergando os mesmos objetivos e olhando para os mesmos horizontes – com certeza teremos resultados surpreendentes”, avalia.

Adesão

O gerente regional do Sistema Faemg em Uberaba, Ricardo Tuller, explica que foram realizadas reuniões de sensibilização nos seis municípios que receberão o Projeto inicialmente (Uberlândia, Uberaba, Veríssimo, Campo Florido, Monte Alegre de Minas e Ituiutaba) para selecionar os participantes. “Recebemos mais de 400 produtores interessados. Foi feito o levantamento de toda a documentação necessária para que a propriedade possa ser contemplada, de acordo com as exigências que possam dar segurança aos parceiros”, contou.

Para Thiago Silveira, presidente do Sindicato Rural de Uberlândia, a proposta da parceria entre Cargill, Sistema Faemg e Sindicato está totalmente alinhada com o propósito de promover uma agenda positiva ESG [princípios de boas práticas ambientais, sociais e de governança] na entidade, com estratégias que resultem em boas práticas ambientais. “Desta forma, entregamos ao nosso associado oportunidades para que ele também promova iniciativas sustentáveis em sua propriedade rural", reforçou.

Esforço conjunto

Celso Furtado Júnior destaca a importância do time do Sistema Faemg para viabilizar o projeto, envolvendo as Gerências Jurídica, de Assistência Técnica e Gerencial e de Estratégia e Planejamento, além dos gerentes regionais de Varginha, Caio Sérgio Oliveira, e de Uberaba, Ricardo Tuller.

“Esse projeto foi construído por um time de técnicos de diversas áreas de conhecimento, em conjunto com profissionais altamente qualificados da Cargill. Essa experiência demostra que a sustentabilidade no agro deve ser um compromisso de todos, não só do produtor rural”, destaca Celso Furtado Júnior.