ALIMEN T AN D O O B R A SILEIRO

Presidente da CNA se reúne com diretor-geral do IICA
DR JOAO IICA

Encontro aconteceu na noite de quarta (26), em Brasília (DF)

27 de março 2025
Por CNA

Brasília (27/03/2025) – O presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), João Martins, reuniu-se, na quarta (26), por videoconferência, com o diretor-geral do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), Manoel Otero.

O objetivo da reunião foi o de estreitar uma aproximação entre as instituições e discutir parcerias nas pautas ambientais, para mostrar o compromisso do setor agropecuário com a produção sustentável e a segurança alimentar e climática.

João Martins destacou a importância de a CNA estar próxima de todas as entidades que venham ajudar e colaborar com o agro brasileiro. Por sua vez, o diretor-geral do IICA disse que o órgão busca sempre o diálogo e a cooperação com os setores público e privado dos países.

Imagem

Na reunião, eles também discutiram os desafios da COP 30, que acontece em novembro no Brasil, em Belém (PA). Martins defendeu que a conferência seja uma oportunidade para mostrar ao mundo os bons exemplos de práticas agrícolas com tecnologias sustentáveis.

“Todos precisam sair da COP esclarecidos sobre a produção agropecuária brasileira”, disse o presidente da CNA. Já Otero reforçou o papel da agricultura como parte da solução para enfrentar as mudanças climáticas. Ele também destacou a importância da ciência e da inovação neste processo.

O presidente da Comissão Nacional de Meio Ambiente da CNA, Muni Lourenço, falou sobre as atuações da CNA nas conferências do clima, “levando a voz do produtor rural” e defendendo temas como agricultura de baixa emissão de carbono, bioeconomia, biocombustível e transição energética, entre outros.

Ele também falou sobre as expectativas da CNA para a COP 30 e disse que todos os anos a entidade divulga seu posicionamento e propostas para os negociadores brasileiros.

Participaram da reunião o diretor-geral do Senar, Daniel Carrara, o diretor técnico, Bruno Lucchi, a diretora de Relações Internacionais, Sueme Mori, o coordenador de sustentabilidade, Nelson Ananias, e a assessora técnica Amanda Roza.

Áreas de atuação

Matérias Relacionadas