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Conhecimento e assistência técnica
O conhecimento tornou-se a principal ferramenta para a obtenção de elevados níveis de produção e de produtividade na agricultura. Essa constatação reforça a importância da capacitação, qualificação e requalificação proporcionada pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), bem com a importância da assistência técnica nas cooperativas, sindicatos e empresas do agronegócio que operam no sistema integrado de produção nas áreas de aves, suínos, peixe, leite, frutas etc.
O censo agropecuário do IBGE aferiu que a assistência técnica impacta o VBP (valor bruto da produção) de todos os segmentos da agropecuária. Na agricultura familiar, por exemplo, setor beneficiado com a assistência técnica regular, o VBP dos estabelecimentos rurais assistidos é 3,6 vezes maior do que os não-assistidos, de acordo com levantamento do Ministério da Agricultura. Essa atividade é tão essencial que sua eventual supressão ameaçaria a produção de alimentos e o combate à fome. Cerca de 70% dos alimentos são produzidos pelas pequenas – mas eficientes – unidades produtivas mantidas por famílias rurais que necessitam de assistência de baixo custo ou sem custos, como a oferecida pelo Senar. É isso que possibilita o crescimento sustentável desse estamento sócio-econômico.
A assistência técnica é o conjunto de atividades que permitem a comunicação, capacitação e a prestação de serviços aos produtores rurais, tendo em vista a difusão de tecnologias, gestão, administração e planejamento das atividades rurais preservando e recuperando os recursos naturais disponíveis. Seus objetivos são desenvolver o produtor rural, contribuir na solução de problemas, aumentar a produtividade, reduzir custos, melhorar condições de produção, preservar recursos, gerar maior lucratividade, repassar novas tecnologias, procedimentos de boas práticas, etc.
Os agentes de formação profissional e de assistência técnica precisam conhecer o perfil do empresário rural, seus valores e nível de produção, as formas de interação e abordagem, prezar pela qualidade da informação ao produtor e atendê-lo como um verdadeiro cliente. Essa relação, em todas as fases, deve estar permeada de ética e honestidade para gerar confiança recíproca. É essencial um bom relacionamento com a família do produtor rural no esforço técnico e pedagógico para a disseminação de novas tecnologias, de inovação dos processos produtivos, acompanhamento e motivação nos programas de qualidade, preservação ambiental e bem-estar animal.
Como se percebe, a transmissão do conhecimento deixou de ser prerrogativa das escolas formais, educandários e academias e se transferiu para outros núcleos. As empresas, as entidades do sistema “S”, as igrejas, os sindicatos, as cooperativas – as organizações humanas vêm dedicando atenção para esse tema. A profissionalização da clientela rural, uma antiga preocupação da sociedade, vem obtendo sucesso com o Senar, através de uma metodologia que reúne características do serviço de assistência técnica e extensão rural e do tradicional processo de ensino e aprendizagem. Nesses 26 anos de existência, o Senar de Santa Catarina sempre aplicou mais de 95% de suas receitas na atividade-fim. Um exemplo a ser seguido.