Projetos e programas
O Programa Alimentos Artesanais e Tradicionais foi criado com o objetivo de promover produtos artesanais, valorizando o produtor rural e sua família, trabalhando a agregação de valor, a cultura regional e o reconhecimento dos produtos artesanais brasileiros.
Capacitação e Assistência Técnica e Gerencial (ATeG)
Consultoria
Melhoria do ambiente tributário
Fomento e aperfeiçoamento da estrutura para comercialização
EIXOS TEMÁTICOS
Regulamentação
Capacitação e ATeG
Organização Coletiva
Tributação e Crédito
Comercialização e Marketing
PRÊMIO CNA ARTESANAL
Produtos agroalimentares artesanais
Costumam ser produzidos em quantidades limitadas, com excelência, pelo produtor rural que detenha o domínio total do processo produtivo, aliando, predominantemente, o uso de métodos tradicionais e manuais. Exemplos:
- Chocolate
- Doce de Leite
- Embutidos
- Geléia
- Queijos
- Vinho
Produtos agroalimentares tradicionais
São produtos elaborados ou in natura cujos métodos de produção, processamento e maturação foram consolidados ao longo do tempo, ou que tem características exclusivas decorrente da interferência do ambiente que são produzidos. Na maioria das vezes o saber para produzi-lo foi transmitido de geração em geração. Exemplos:
- Cacau e chocolate
- Cachaça
- Café
- Mel
- Plantas Alimentícias Não Convencionais - PANC'S
- Vinho
O Programa Alimentos Artesanais e Tradicionais atua em consonância com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), ou Objetivos Globais para o Desenvolvimento Sustentável, os quais são uma coleção de 17 metas globais estabelecidas pela Assembleia Geral das Nações Unidas sobre o desenvolvimento sustentável e que compõem a Agenda 2030.