Publicações
Inovação é a palavra de ordem para a nova economia
Já se foi o tempo em que o agronegócio era associado ao tradicionalismo ou ao trabalho manual. Hoje, drones, inteligência artificial e automatização de serviços fazem parte da realidade de diversas propriedades rurais.
Essas novas tecnologias têm inúmeras aplicações como, por exemplo, a otimização de processos de plantio e colheita que ajudam na solução prática de problemas enfrentados no campo. Elas foram impulsionadas pela necessidade mundial de aumentar a produção sem comprometer a qualidade dos produtos. No Brasil, apesar da crise econômica, os produtores rurais, em sua maioria, estão investindo fortemente em tecnologias.
Minas Gerais é um desafio à parte. Com diferenças climáticas e de relevo, o estado concentra a produção de diversas culturas. Todas essas condições são variáveis desafiadoras e, ao mesmo tempo, uma grande oportunidade para as startups.
O SISTEMA FAEMG, com o seu compromisso de defender os interesses dos produtores rurais, aposta nessa inovação, buscando entender as dificuldades das regiões mineiras e manter um diálogo contínuo e transparente.
A nova aposta surgiu do Instituto Antonio Ernesto de Salvo (INAES). O NovoAgro 4.0 foi lançado em 2017 e tem como objetivo de compreender os entraves da produção mineira e fomentar a criação de soluções tecnológicas em larga escala.
O primeiro edital de chamamento para as agritechs – empresas com foco no meio rural e que têm como base o uso de tecnologia, será lançado em breve. Caso alguma empresa tenha interesse em receber as informações sobre o andamento do edital basta fazer o cadastro no site novoagro.org.br.
Dessa forma, fortalecemos e valorizamos o trabalho dos produtores rurais e, consequentemente, aumentamos o impacto positivo da produção rural na economia do país.
*Breno Mesquita é Diretor da FAEMG e presidente do Instituto Antonio Ernesto de Salvo (INAES).