ALIMEN T AN D O O B R A SILEIRO

Publicações

Estudos
28 de junho de 2022
Impactos Econômicos das Políticas Nacionais de LMRS dos Estados Unidos, China e União Europeia nas Exportações Agropecuárias Brasileiras
banner.png

Para apoiar o trabalho da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), a Bryant Christie Inc. (BCI) foi contratada para avaliar o potencial impacto econômico da desarmonização dos limites máximos de resíduos de pesticidas (LMRs) nas exportações brasileiras. Por desarmonização queremos dizer situações em que o Brasil aprovou o uso de uma molécula e estabeleceu um LMR para uma cultura agrícola específica e o parceiro comercial do Brasil não estabeleceu um LMR correspondente para essa combinação cultura/pesticida ou estabeleceu um LMR correspondente mais restritivo que o do Brasil.

Em ambos os casos de desarmonização, existe o risco de não conformidade com o LMR do mercado de destino, infração e rejeição da carga. O risco pode ocorrer pela detecção de resíduos de uma molécula para qual não haja um LMR estabelecido ou detecção de resíduo que excede o Limite estabelecido pelo parceiro comercial.

Este estudo busca avaliar a exposição máxima das cadeias de exportação brasileiras e a gravidade de possíveis rupturas de comércio para culturas agrícolas exportadas para os Estados Unidos, China e União Europeia.

O documento elucida as desarmonizações de LMRs (potencial de ruptura) e os valores de exportação associados (potencial impacto econômico). Para isso, o relatório apresenta visualizações do nível de desarmonização do LMR, dados resumidos sobre a importância econômica das exportações brasileiras e uma breve discussão das circunstâncias relevantes, como concentração de mercado, concentração de produto de exportação e impressões quanto aos dados disponíveis sobre infrações de LMR relatadas pelos Estados Unidos e União Europeia.

O Capítulo 1 traz uma visão geral das políticas nacionais de LMRs dos Estados Unidos, China e União Europeia. Explica os processos para estabelecer e monitorar LMRs, descreve se há ou não Limites default ou de importação e analisa se o processo de reavaliação de pesticidas pode impactar os LMRs, bem como abarca informações sobre como os produtores e exportadores agrícolas brasileiros podem promover conformidade com LMRs dos mercados de destino.

O Capítulo 2 apresenta os resultados da análise da BCI para cada um dos três parceiros econômicos, uma comparação dos LMRs brasileiros com os LMRs de referência estabelecidos Codex Alimentarius, e uma análise adicional sobre o potencial impacto da revogação de LMRs após a não reaprovação de moléculas para uso na União Europeia.

O Capítulo 3 mostra o resultado da análise por cultura, para fornecer um melhor entendimento sobre o risco existente de desarmonização de LMRs para os produtores de cada cultura agrícola e seus produtos.

Áreas de atuação

Panorama do Agro - Semana de 24 a 28 de março
Boletins Técnicos

Panorama do Agro - Semana de 24 a 28 de março

29 de março de 2025
Pesquisa Trimestral do Abate, Leite e Ovos Resultados do 4º trimestre de 2024
Pesquisa

Pesquisa Trimestral do Abate, Leite e Ovos Resultados do 4º trimestre de 2024

27 de março de 2025
VBP da Agropecuária deve crescer acima de dois dígitos em 2025
VBP

VBP da Agropecuária deve crescer acima de dois dígitos em 2025

26 de março de 2025
Insumos CNA - Edição Março de 2025
Insumos CNA

Insumos CNA - Edição Março de 2025

25 de março de 2025